Governo do Estado inaugura unidade da Faetec em Iguaba Grande, na Região dos Lagos

Com o objetivo de expandir a oferta de ensino profissionalizante por todo o Rio de Janeiro, o governador Cláudio Castro inaugurou, nesta sexta-feira (09/07), a primeira unidade da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) da cidade de Iguaba Grande, na Região dos Lagos. Neste semestre, o novo espaço vai oferecer 156 vagas para sete cursos com duração de 20 semanas.

-  Os cursos da Rede Faetec estão alinhados para qualificar os alunos de acordo com a vocação econômica e as demandas das empresas que estão instaladas ou que ainda vão se instalar em cada região. O Governo do Estado do Rio de Janeiro tem procurado dar oportunidade a todos porque, se o interior é forte, isso se reflete no estado como um todo. Temos a missão de desenvolver o estado por inteiro. Os jovens devem ter possibilidades de estudarem, trabalharem e empreenderem nas cidades onde moram - disse o governador Cláudio Castro.

A unidade de Iguaba vai oferecer, entre outros cursos de qualificação profissional, os de Mecânico de Refrigeração e Climatização Residencial, Encanador Instalador Predial, Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão, Operador de Computador, Programador de Dispositivos Móveis, Assistente de Logística e Assistente de Administração.

- Temos a missão de interiorizar os cursos de qualificação profissional da Faetec. O objetivo é que as pessoas se qualifiquem e possam ser empregados na região. E que isso esteja alinhado com a demanda econômica da cidade. Neste prédio também vai funcionar, por meio da Fundação Cecierj, o pré-vestibular social e pré-vestibular expresso para que mais pessoas possam ter acesso à universidade - afirmou o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Doutor Serginho.

Para o presidente da Faetec, João Carrilho, o polo de Iguaba Grande será de grande importância para a população. "Esta é mais uma unidade que inauguramos. A primeira na Região dos Lagos trazendo mais oportunidade de qualificação profissional para todo o estado do Rio de Janeiro. Quero agradecer ao prefeito por buscar o Governo do Estado e o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Dr. Serginho, para que firmássemos essa parceria tão importante entre o governo municipal e o governo do estado. Tenho certeza que o polo será de grande importância para a população", destacou.

- Estamos trabalhando para que em Iguaba seja instalada uma Zona Especial de Negócios. Outra iniciativa da prefeitura é a reformulação da legislação para que haja incentivos fiscais. A inauguração da Faetec terá um papel fundamental na geração de emprego e renda a partir da qualificação profissional - ressaltou o prefeito Vantoil Martins.