Estudantes e professores da Martins Pena criam peça de teatro para podcast

 

 

O lançamento do último episódio será apresentado hoje no canal do YouTube

 

Desde que se iniciou a pandemia, estudantes e professores da 4ª etapa da Escola Técnica Estadual de Teatro Martins Pena, unidade pertencente à Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), estiveram trabalhando na ideia de criar uma peça de teatro apenas para ouvir.  “Esperando Godot”, de Samuel Beckett, foi o espetáculo escolhido para o desenvolvimento do projeto de podcast. O último episódio será lançado ao vivo nesta quinta-feira (26/08), às 20h, no canal da unidade no YouTube (A Martins tá no Ar) e ficará disponível no Spotify e Soundcloud .     

– A ideia de um Podcast surgiu de maneira espontânea, durante encontros nos quais foram feitas leituras da peça, via Zoom, nas aulas de Interpretação IV. Durante os ensaios, veio a vontade de misturar as experiências auditivas do grupo, como pessoas quarentemadas, com o texto desse clássico do teatro. E essa experimentação se concretizou na produção de sete episódios, que se restringem a uma parte do primeiro ato da obra – explica a professora de Teatro Christiane Messias. 

Embora o primeiro episódio tenha sido lançado em dezembro do ano passado, desde julho de 2021 novos atos foram lançados a cada quinta-feira, sempre às 20hs, no canal do YouTube da unidade. Reunidos em uma Live bem curtinha, os estudantes e profissionais envolvidos no projeto batem um papo sobre o processo, ouvem o episódio e se despedem do público.

O episódio sete, último do projeto, será hoje e a Live contará com a participação da atriz Gabriela Cristina e dos estudantes Lella Ganimi, Fabricio Sigales e Pietra Canle, além da professora Christiane Messias que fez a orientação de direção e do professor Rodrigo Marconi que juntos assinam a sonorização.

- Todos os episódios lançados até agora também podem ser ouvidos no Spotify e no Soundcloud da Martins Penna (os links estão na Bio do @martinspenna_oficial). Para quem quiser ouvir desde o início, é uma boa oportunidade para conhecer o texto e refletir sobre a relação dele com nossa vida “quarentênica” – convida Chrstiane Messias.