Professora da Faetec Adolpho Bloch promove mostra de cinema sobre acidente radiológico

 

O ano de 2021 marca o aniversário de 34 anos do acidente com césio 137, que ocorreu na cidade de Goiânia. Como forma de relembrar esse caso histórico, considerado o maior desastre radiológico da América Latina, o International Uranium Film Festival do Rio de Janeiro, promovido pela professora da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) Marcia Gomes de Oliveira, apresentará uma mostra com a exibição de oito filmes sobre o acidente, batizada com o nome de “Para Não Esquecer”.

A professora de sociologia Márcia Gomes de Oliveira, que atua na Escola Técnica Estadual Adolpho Bloch, pertencente à Faetec, é uma das pessoas por trás da idealização do festival. O principal objetivo neste trabalho é chamar a atenção para as medidas preventivas para evitar acidentes radiológicos.

 “É um assunto complicado com aparência de ser algo para poucas pessoas, por causa de sua complexidade”, afirma a professora. “O motivo da realização do festival é poder quebrar esse sentimento. As pessoas precisam saber sobre os riscos que um acidente radiológico pode causar e a forma de preveni-lo”, explica Marcia Gomes.

Um encontro online e gratuito marca a abertura da mostra “Para Não Esquecer”. Uma das vítimas do césio, Odesson Alves Ferreira, se juntará com cientistas e o especialista em Radiobiologia, Dr. Alphonse Kelecom, no dia 13 de setembro, às 16 horas. A mediação fica a cargo da professora Márcia. Para assistir ao encontro, é preciso acessar o link do YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=WysMZbmfkzw. O chat estará disponível para quem estiver assistindo e quiser interagir com os convidados. 

Além do encontro online, oito filmes serão exibidos durante os dias do festival. A curadoria é feita por Norbert G. Suchanek e a produção, pela professora Márcia Gomes de Oliveira. Os filmes podem ser assistidos em qualquer horário entre os dias de duração do festival, por meio da plataforma do Vimeo da Cinemateca do MAM Rio: www.vimeo.com/showcase/Cesio137.

A mostra “Para Não Esquecer” ocorre entre os dias 13 e 19 de setembro, de forma síncrona e assíncrona. Para mais informações, o interessado deve acessar o link: https://uraniumfilmfestival.org/pt-br/para-nao-esquecer.