Faetec retoma as atividades presenciais na Casa da Criança

 

Após uma espera que durou mais que um ano e meio, a Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), informa que as atividades presenciais na Creche Casa da Criança/CAp –Iserj, localizada em Quintino, foram retomadas esta semana.

O retorno das aulas presenciais aconteceu na última semana, com uma fase de adaptação para as crianças. Foi estabelecido o chamado “horário de acolhimento”, no qual os alunos permaneceram na unidade em dois horários distintos: um grupo, das 8 às 10 horas da manhã, e outro, das 10 às 12h, para que as turmas pudessem se adaptar à nova rotina.

A professora Rosaura Freitas da turma Infantil 5, destinada aos alunos que estão na faixa etária dos 5 anos, interpreta esse retorno como um desafio. “A Educação Infantil é composta por toque, abraços e beijos. Nesse momento, a gente está evitando essa troca de aconchego. Construir uma relação afetuosa, apenas com o olhar, está sendo um aprendizado”.

Para que o retorno fosse viável, protocolos foram estabelecidos. Ao chegar à unidade, os alunos fazem higienização e tomam café da manhã, antes de ir para a sala de aula. O horário integral precisou passar por algumas mudanças e agora a presença das crianças está restrita à metade do horário.

Maria de Nazaré, funcionária da Faetec há 10 anos, trabalhando no auxílio a administração da creche, relata que presenciar a volta dos alunos teve um sentimento diferente. “O retorno dos alunos foi de arrepiar, por mais que tenham vindo poucas crianças. Alguns mandavam áudios pedindo para voltar. Foi muito emocionante ver a criança querendo entrar na creche com alegria. Os que antes tinham resistência entraram sem problemas. Foi além das expectativas”.

 

 

Já no primeiro dia de aula, as crianças foram levadas para conhecer as dependências da Faetec, em um passeio que resultou em uma atividade de desenho para eles e marcou a volta da socialização.

Erika Njaime, mãe da aluna Mia, define como a principal importância para esse retorno a possibilidade que a criança tem de conviver com seus colegas. “Na Educação Infantil a socialização é o principal. O aprendizado na Educação Infantil é importante, mas acho que esse convívio acaba sendo mais. Em casa, a gente pode fazer as atividades, mas a interação com outra criança é o que mais precisa”.

O período é de cuidado para que as crianças que frequentam a creche tenham uma formação para o novo tipo de “normalidade” dentro de sala de aula. Um “normal” que conta com higienização de alimentos e objetos, além de um número dividido de alunos em sala de aula.

 

Foto: Felipe Corrêa