Alunos da Faetec Adolpho Bloch criaram miniempresa online durante a pandemia

projeto piloto foi desenvolvido durante o ensino remoto

Adaptar-se ao ensino a distância não foi o único desafio enfrentado por um grupo de alunos da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), órgão da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação. Camille Cristina, Elizeu Souza, Enzo Gama, Eduarda Tomaz, Mariana Saraiva e Thalyta Neves, estudantes do curso Técnico em Administração da unidade Adolpho Bloch, também se viram diante de outra proposta neste cenário em que vivemos: criar uma miniempresa totalmente virtual. Hoje, data em que se comemora o Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa, anunciamos a Naturalía - empresa destinada à produção de discos de tecido reutilizáveis para cuidados estéticos.

O produto surgiu da criatividade dos cinco jovens da Faetec Adolpho Bloch, que se debruçaram sobre a ideia de criar algo que fosse sustentável e que dialogasse com a preservação de espécies marinhas. Por meio de estudos, os alunos identificaram o descarte de lenços umedecidos como um grande vilão para a natureza.

Aproximadamente, 35% de todo microplástico dos oceanos vêm da indústria da moda, é o que avaliou a aluna Camille Cristina, integrante da Naturalía, enquanto planejava o surgimento da empresa virtual.

“Cerca de 1.440 a 2.400 lenços são descartados em um período de dois anos. Os lenços umedecidos, que possuem substâncias hostis para pele, são compostos por microplásticos, e ainda contém substâncias antibacterianas que dificultam a decomposição do material”, explica Camille Cristina, aluna que exerceu a função de diretora de Sustentabilidade na miniempresa.

Em meio à reflexão sobre os impactos causados ao meio ambiente, o disco de tecido reutilizável foi a alternativa encontrada pelos estudantes, pois prolonga a vida útil do produto em até dois anos, com a sua fabricação 100% de algodão. Entre as funcionalidades, a peça é diferenciada por ser reutilizável. Após o uso, é só lavar, deixar secar e utilizar novamente.

“Com design inovador, os EcoDiscos são os primeiros discos de algodão do mundo em formato de tartaruga, simbolizando a vida marinha, cuja qual nós, alunos, estamos ajudando a preservar. Uma vez que os lenços umedecidos têm seu descarte incorreto, e acabam parando nos mares, esses animais marinhos são muito afetados. Eles confundem com alimento e se intoxicam”, esclarece o estudante Enzo Gama, que está no último ano de formação.

“Ao utilizar um EcoDisco, o usuário, ao mesmo tempo em que vive uma experiência única e confortável de autocuidado na hora de remover ou aplicar produtos faciais, estará cumprindo um compromisso com o meio ambiente. Podendo ser reutilizado, o produto é a alternativa ecológica mais promissora no combate ao uso excessivo de descartáveis, uma vez que eles aparecem com um processo que contém início, meio e fim, sendo totalmente compostáveis”, completa a jovem Eduarda Tomaz, estudante do 2º ano do curso técnico.

A Naturalía foi um projeto piloto, que visava desafiar os alunos do curso técnico, durante a pandemia. O pioneiro de instituir uma miniempresa 100% on-line foi incentivado pela Junior Achievement (JA), organização não governamental e sem fins econômicos. A unidade foi provocada a criar, de forma criativa, uma empresa que possuísse a mesma estrutura que iniciativas físicas. O estudante Elizeu Souza, em fase de conclusão do curso, conta sobre a experiência do modelo piloto.

“Foi uma experiência incrível viabilizar uma empresa online e que pudesse ser competitiva. O mais desafiador desse projeto foi a logística, mantendo todas as células da cadeia produtiva. Mas todos os alunos cumpriram sua parte na confecção do produto, com cada um sendo responsável por uma etapa na linha de montagem, como o corte, a costura, o controle de qualidade e a venda. E, para nossa alegria, cumprimos a meta”, comemora Elizeu Souza.