Faeterj Três Rios realiza o Primeiro Simpósio de Estágio Supervisionado

O evento homenageou o Patrono da Educação Brasileira, Paulo Freire

 

 

A Central de Estágio da Faeterj Três Rios, com apoio dos estagiários do curso de Pedagogia, promoveu a primeira edição do Simpósio de Estágio Supervisionado (Simes) da unidade de ensino no fim do mês de setembro.  A primeira versão do evento foi transmitida pelo canal do YouTube do Estágio em Foco e ainda é possível assistir neste link:

O Simpósio foi idealizado pelo coordenador de estágio da unidade, professor William Alves, e teve como tema os “100 anos" de Paulo Freire e a perspectiva estética para a educação. O professor Wellington Silva, chefe da Divisão de Estágio (Divest), também marcou presença na live, ressaltou a importância de discutir e refletir sobre o legado de Paulo Freire e a relevância do envolvimento dos estagiários nesse contexto. 

A abertura do evento contou com uma apresentação musical da cantora Fábia Vasconcelos, interpretando a canção “Novo Tempo” de Ivan Lins. Em seguida, houve uma reflexão acerca da música e do pensamento progressista de Freire pelo professor William Alves, além das palavras iniciais da equipe diretiva do evento, representada pela coordenadora do curso de Pedagogia Mônica Teixeira.

A primeira palestra ficou por conta do Prof. Dr. Aristóteles Berino, da UFRRJ, coordenador do grupo de pesquisa FRECON, que abordou toda questão da Pedagogia estética em Freire. O palestrante enfatizou a importância do olhar inquietante para as imagens e a necessidade do respeito aos saberes dos educandos, bem como seu gosto estético. Num segundo momento, abordou a questão ética para a educação, o professor Dr. Alexandre Rodrigues, da Faeterj Três Rios, apresentou um panorama histórico da vida e obra do patrono da educação brasileira, Paulo Freire, demonstrando como a ética sempre está presente em suas obras.

"O evento representou o ato de amor e coragem que tanto ressalta Freire e acredito que o saldo geral foi muito positivo e gratificante, pois além de compartilhamentos de saberes, pudemos homenagear o renomado Paulo Freire", concluiu o coordenador de estágio da unidade William Alves.