Egressa da Faetec vence concurso e passa a ser considerada a voz da família naval

 

Charlote Nanami é o nome da voz que encantou as forças armadas no concurso promovido pela Marinha Brasileira. A ex-aluna da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), que cantava no Coral da Banda de Música da Faetec Marechal Hermes, conquistou o título de voz da Família Naval.

Formada em Análises Clínicas, pela Escola Técnica Estadual Oscar Tenório, pertencente à Faetec, a ex-aluna ingressou na rede ao descobrir a modalidade de curso subsequente, ideal para pessoas que já concluíram o Ensino Médio e desejam uma formação profissionalizante. A busca por um ensino técnico se deu por conta do sonho de entrar na Marinha. Um sonho, que nas palavras dela, “começou tarde”, quando comparado a maioria das pessoas.

Hoje, Charlote Nanami é Terceiro Sargento, na área de Patologia Clínica, e serve no Hospital Naval Marcílio Dias. Para ela, nada disso seria possível sem seu curso técnico.

“Se não fosse a Faetec, eu não conseguiria terminar um curso que geralmente leva dois ou três anos de forma concomitante com o Ensino Médio. Eu não conseguiria terminar a tempo para fazer a prova da Marinha”, afirma a ex-aluna.

Uma vez estudante da Faetec, Charlote passou a fazer parte do coral da instituição e chegou a cantar em um evento no Palácio Guanabara, enquanto fazia parte do grupo. O coral entrou em sua vida a partir do seu esposo, que tinha aulas de teclado na instituição com a professora Cristina Salles à época.

“Estou aqui para retribuir tudo o que aprendi na unidade. Tudo o que me foi proporcionado como aluna, eu me sinto com dever de retribuir”, declara a egressa.

A história de Charlote com a música começou ainda criança, na igreja, onde fazia parte de corais infantis e tinha a oportunidade de observar outras pessoas cantando.

“Muitas das cantoras que a gente conhece começaram na igreja, Whitney Huston é um exemplo”, afirma Charlote. “Quem me marcou como cantora foi a Whitney, principalmente. Costumo dizer que a voz dela é insubstituível. Envolve primordialmente a questão do sentimento, o que ela passava através do canto e da voz dela”.

O concurso “A Voz da Família Naval” fez parte da 16ª edição do Festival Âncora Social, realizado pela Diretoria de Assistência Social da Marinha, em parceria com a Associação Abrigo do Marinheiro. Mais de 400 pessoas se inscreveram para participar de audições online, nas quais os cantores enviavam um áudio, de poucos minutos, para a comissão avaliar de maneira às cegas. Eles não sabiam quem estava cantando, apenas ouviam as vozes.

Sobre vencer um concurso como esse, Charlote declarou: “Foi incrível, um dia espetacular, que provavelmente vou guardar para sempre na minha lembrança. Todos que participaram eram talentosos, não tinha quem cantasse mais ou menos, todos tinham sua característica singular, seu tipo de voz e estilo de música. Fui escolhida porque talvez fosse o meu momento”, avalia a ex-estudante da Faetec.

Não deixe de conferir a apresentação de Charlote durante o concurso: https://www.youtube.com/watch?v=dzh6Kf42ZZs