Faetec realiza cerimônia de descerramento de placa em homenagem ao educador Fernando Mota

A Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), órgão vinculado à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), realizou nesta segunda-feira, 25, a cerimônia de descerramento da placa de identificação que leva o nome do educador Fernando Mota, falecido em 2020. Agora, a unidade da Faeterj em Quintino passa a ter o nome do saudoso professor.

A cerimônia ocorreu no mesmo mês em que completou um ano da morte do professor e contou com a presença de familiares, amigos e colegas de trabalho. Sua esposa, Vera Mota, se emocionou ao falar sobre o marido. “Eu agradeço o carinho que as pessoas possuem com ele. Era uma pessoa querida por tudo que deixou plantado nessa instituição e no estado. Ele era um lutador pelo movimento de Educação Superior da Faetec. O que ele construiu está aí e se Deus quiser ninguém tira”.

Fernando passou mais de 50 anos contribuindo para a Educação Pública e acreditava na educação como ferramenta de transformação do mundo. Ele foi um dos responsáveis pela consolidação do Ensino Superior na Rede Faetec.

Em sua fala durante o evento, a professora e presidente da Faetec entre os anos de 2014 e 2015, Maria Cristina Lacerda declarou: “Fernando fez dessa escola o que ela é hoje”. A educadora também falou um pouco sobre a relação do colega com a educação. "Uma visão inovadora e muito avançada que fez com que a Educação Superior da Rede Faetec passasse a ser reconhecida e respeitada”.

Também estiveram presentes na cerimônia a chefe de gabinete, Luanny Rodrigues, representando o Presidente da Faetec, João Carrilho; e o vice-presidente educacional da instituição, José Wilson, que fez questão de falar sobre o quanto o Fernando participou da construção da Faeterj. “A gente usufrui hoje deuma ideia que veio da cabeça dele”.

Na Faetec, Fernando esteve à frente da Vice-Presidência Educacional, foi diretor do Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro (Iserj), da Faeterj Rio e da Diretoria da Educação Superior (Desup). Ele ainda foi coordenador da UniFaetec.

 

A homenagem contou com a leitura de um texto histórico do Fernando Mota acerca do IST-RIO, atual Faeterj Rio, instituição que foi dirigida pelo educador entre os anos de 2002 e 2007. Agora, o a unidade conta com a direção de Rosangela Sena: “É uma grande honra estar à frente dessa unidade, sabendo que é uma grande responsabilidade. Darei o meu melhor para ter o êxito que já tivemos no passado”.