Por mais saúde e segurança - Projeto busca a criação de uma cultura de prevenção de acidentes

Diminuir os índices de acidentes no trabalho, em casa e no ambiente escolar. Esse é o objetivo principal do projeto “Saúde e Segurança do Trabalho (SST) na escola de Educação Básica: construindo uma cultura de prevenção”, lançado nacionalmente nesta sexta-feira, dia 9, na FAETEC Santa Cruz. A iniciativa nasceu da parceria entre a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, por meio da FAETEC, a Fundação Jorge Dudrat Figueredo (Fundacentro) e a Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro.

– Os alunos que participarem das palestras serão protagonistas da mudança na história da saúde e segurança do trabalho no Brasil, levando para os ambientes escolar e familiar o que aprenderam aqui – afirmou Maria Amélia de Souza Reis, presidente da Fundacentro, entidade ligada ao Ministério do Trabalho e Previdência Social.

Fotos: Felipe Corrêa / FAETEC

Logo na cerimônia de apresentação, estudantes do 6º e do 9º ano do Ensino Fundamental ouviram a palestra ministrada por estagiários do curso Técnico em Segurança do Trabalho da FAETEC Santa Cruz. Stephane Silva de Souza, 20 anos, integra a equipe de monitores. Para ela, o mais importante é motivar as crianças e adolescentes a reverem atitudes do dia a dia e que podem causar acidentes.

Colega de Stephane, Higor Neves Novaes, 19 anos, aproveita para enumerar algumas práticas que devem ser cultivadas, como descer escadas sempre do lado direito e segurando o corrimão e não acender luzes ou aparelhos em caso de vazamento de gás. Tauane Fernanda Santos da Silva, 11 anos, cursa o 6º ano do Ciep Maestro Villa-Lobos. Ela conta que vai pedir à mãe para sempre deixar o cabo da panela voltado para o lado de dentro do fogão.

– Aprendi que é perigoso. Principalmente para as crianças mais novas, que podem se queimar – diz.

A professora de Tauane, Elisabete Fernandes, aprovou o projeto. Segundo ela, boa parte de seus alunos mora em locais que apresentam riscos de acidentes e devem ser orientados a agir de forma preventiva.

Para difundir conceitos de segurança, os monitores ainda criaram uma paródia do funk Glamurosa, de MC Marcinho, que fez sucesso entre a plateia formada pelos alunos (confira abaixo).

Segurança
(paródia da música Glamurosa, do MC Marcinho. Letra: Gutembert Santos Esteves e Cleiton Xavier)

Segurança!
Com os estudantes
Vigilância!
Pra todo restante
Nos protege, nos ensina
A ter precaução
Em casa e na escola
Sempre com muita
Atenção

Se quiser usar o extintor
Fale com o inspetor
Ele vai dizer:
Só usa quem é treinado
Na sala de aula
É bom ter iluminação
Pra não dar dor de cabeça
E trazer danos à visão

Segurança!
Com os estudantes
Vigilância!
Pra todo restante
Nos protege, nos ensina
A ter precaução
Em casa e na escola
Sempre com muita
Atenção
Cuidar dos alimentos
Que comprou no
Sacolão
Se não lavar direito
Pode ter uma indigestão
Atenção à sua postura
Ao se sentar no sofá
Mantenha coluna reta
Ao varrer, passar e lavar.
Segurança!
Com os estudantes
Vigilância!
Pra todo restante
Nos protege, nos ensina
A ter precaução
Em casa e na escola
Sempre com muita
Atenção.