Faetec é parceira em campanha de proteção de animais em situação de risco com o recolhimento de tampinhas plásticas e lacres de alumínio

A Faetec agora é parceira do projeto voluntário da ONG Rio Eco Pets em prol do cuidado com animais em situação de rua e da preservação do meio ambiente. A Organização não governamental, tendo como principal objetivo unir o amor aos animais com o desejo de preservar o meio ambiente, recolhe tampinhas plásticas e lacres de latas de alumínio, assegurando que estes recicláveis tenham um destino correto e o dinheiro arrecadado na venda seja utilizado na prestação de serviços gratuitos em veterinárias e atendimentos especializados para animais. O campus da Fatec em Quintino é o mais novo ponto de coleta da doação.

São arrecadadas não só tampas de garrafas pet, mas de qualquer tipo de produto, independente de tamanho ou formato; como tampas de margarina, xampu, creme dental, hidratante, caneta, desinfetante ou óleo de cozinha. Desde a sua criação até setembro de 2021, a ONG já recolheu mais de 262 toneladas de tampinhas plásticas e ajudou quase três mil animais em situação de vulnerabilidade, além de mais de 300 instituições protetoras. Uma campanha de arrecadação de tampinhas de garrafas de óleo se iniciou em julho e ficará aberta até o final do ano.

Todo o material recolhido é vendido para que o dinheiro arrecadado possa ser doado a outras associações cadastradas que fazem a castração e cuidados veterinários de animais em situação de rua. A organização aceita cadastro de quaisquer instituições voluntárias que queiram se associar à causa. A Rio Eco Pets precisa também de voluntários com disponibilidade para atuar em diversos setores da campanha, como coleta e separação das tampinhas, transporte, participação nos mutirões e participação em eventos.

Para aqueles que desejam doar tampinhas, é necessário que todas sejam lavadas e secas antes de serem entregues em um dos mais de 400 pontos de coleta espalhados por diversas cidades do Rio de Janeiro. A lavagem é solicitada para que não haja nenhum tipo de resíduo que possa gerar mofo ou proliferação de bactérias, evitando assim a possível contaminação de outros materiais. A organização também solicita que, se possível, seja realizada a separação das tampinhas por cores antes da entrega; este processo facilita a venda do material.

O cidadão que desejar doar um grande volume de tampas (mais que um saco de lixo de 100 quilos ou três sacos de ração de 15 quilos), deve antes entrar em contato com a ONG para agendar um horário de atendimento. A medida é para garantir que nenhum dos pontos de venda fique sobrecarregado com um volume excessivo de doações.

Na cidade do Rio, além da Faetec Quintino, estão entre os pontos de doação: o shopping Nova América (Del Castilho), o Bangu Shopping (Bangu), Via Park Shopping (Barra da Tijuca) e Shopping Leblon (Leblon). E entre as demais cidades com pontos de coleta, estão Saquarema, Cabo Frio, Araruama, Iguaba e Niterói.

Cuidar dos animais e do meio ambiente é uma responsabilidade de todos! É por isso que a Faetec tem o enorme prazer em se tornar parceira e apoiadora do projeto que visa oferecer cuidados a animais em situação de vulnerabilidade! Essa ação é possível através da arrecadação e venda de tampinhas de plástico.