I Feira Técnica da FAETEC Henrique Lage

Conhecimento técnico, criatividade e inovação marcaram a I Feira Técnica da FAETEC Henrique Lage, em Niterói, realizada nesta segunda-feira, dia 19. A mostra contou com 17 estandes, incluindo o do barco movido à energia solar, criado por alunos dos cursos de Máquinas Navais e de Construções Navais, e os dos protótipos desenvolvidos na Oficina de Projetos do Curso Técnico de Eletrônica, selecionados para a Expotec Rio 2015, no CEFET/RJ. O evento acontecerá de 21 a 23 de outubro e integra a programação oficial da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

Método de engenharia – Criada em 2002, a Oficina de Projetos da unidade orienta os alunos a proporem soluções para problemas concretos, seguindo etapas que incluem muita pesquisa e realização de testes, até a construção de um protótipo. Foi o que fizeram Christian Marques de Oliveira Silva e Isabelli Pinto Gomes, alunos do 3º ano de Eletrônica da Henrique Lage. A partir de uma reportagem sobre a clonagem da digital da ministra de defesa da Alemanha, os estudantes perceberam a fragilidade dos sistemas de identificação biométrica e decidiram desenvolver um projeto para resolver a questão.

– Com o tempo, as teclas de painéis de segurança também se desgastam, facilitando a descoberta da senha – explica Christian, que inventou, em parceria com Isabelli, uma tranca eletrônica para portas, com sensores de luminosidade acionados por aproximação.

Isabelli acrescenta que o sistema dispensa chaves e é imune a clonagens. Batizado de Painel Virtual de Segurança, o dispositivo foi selecionado para representar a escola na Mostratec, evento nacional que será realizado em Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul, de 26 a 30 de outubro.

O noticiário também serviu de inspiração para outra dupla de projetistas de Eletrônica, formada por Lucas Campos e Pedro Sant´Anna. No caso, sobre a lei aprovada pela Câmara dos Vereadores de Maceió que prevê 20 minutos como tempo máximo de espera em pontos de ônibus. Como a multa para atrasos é de 60 salários mínimos, os estudantes imaginaram um sistema que auxiliasse as empresas a monitorarem os coletivos, para possível correção de problemas.

– O Fiscal Bus conta com a instalação de transmissores e receptores de ondas de radiofrequência nos veículos e pontos de ônibus, capazes de registrar o intervalo de percurso de um determinado ponto a outro, ao longo da viagem – descreve Pedro.

O protótipo do Fiscal Bus, desenvolvido por Pedro e Lucas, foi selecionado para a Expotec.

O princípio é o mesmo do Limitador de velocidade para automóveis, projeto assinado pelos amigos Lucas Rocha, Lucas Mol e Lyncoln de Oliveira, que buscavam um sistema capaz de diminuir o número de acidentes causados pela circulação de veículos acima da velocidade permitida para cada área da cidade.

– De acordo com nosso projeto, os postes com a indicação do limite de velocidade ganhariam transmissores, que enviariam um sinal para receptores, instalados nos veículos em circulação. Ao entrar em uma área, o dispositivo identifica e diminui gradativamente a velocidade do carro, em caso de excesso – informa Lucas Rocha.

A serviço da educação – O Display 3D Interativo surgiu da vontade de Daniel Gladston e Matheus Santos em construir alguma ferramenta que auxiliasse no processo de aprendizagem em sala de aula. Quatro pequenos sensores instalados nas laterais de uma lente de Fresnel (de retroprojetor), uma caixa escura e a tela de um computador são os componentes básicos do protótipo assinado pelos estudantes. As imagens tridimensionais projetadas diante do aparelho ainda podem ser manipuladas com o movimento das mãos.

Daniel e Matheus pesquisam a projeção de imagens em 3D como ferramenta de aprendizagem.

– Nossas pesquisas demonstraram que as imagens utilizadas de forma interativa colaboram com a assimilação de conteúdos, principalmente em disciplinas como Geografia, Biologia e História – revela Matheus.

Também voltado para a área de Educação, o projeto de Fernando Silvas, Álvaro Luiz Sobral Filho e Victória Santos de Jesus recebeu um nome pomposo: Dispositivo pedagógico-didático para incentivar o aprendizado de Matemática no Ensino Fundamental. O apelido Minha prova real tratou de simplificar a definição do jogo eletrônico que propõe operações matemáticas básicas em quatro módulos: comum, aleatório, júnior e master. Os dois últimos, ainda em aprimoramento, possibilitarão a interatividade, com a participação de dois jogadores.

– Descobrimos que, em 2012, o Brasil ficou na oitava pior colocação na prova de Matemática aplicada em alunos de 15 anos de 65 países, feita pelo Programa Internacional de Avaliação de Estudantes. É um resultado muito ruim. Queremos, com o jogo, colaborar para que o aprendizado seja mais divertido para, no futuro, melhorar a nossa posição nesse ranking – acredita Victória.

O professor Altair Martins dos Santos, que coordena a Oficina de Projetos, explica que o programa consiste em atividade extraclasse, sem a obtenção de nota. Para ele, o maior dividendo é o aprendizado adquirido pelo aluno, que passa a se acostumar tanto ao método de pesquisa, como na defesa de suas ideias em exposições para as quais os “inventores” da FAETEC Henrique Lage são periodicamente convidados a participar.

Evento aberto à comunidade

A podóloga Alessandra Silva de Oliveira Lobo, de 37 anos, decidiu que a Feira Técnica era a oportunidade perfeita para levar o filho, de 11 anos, para conhecer a FAETEC Henrique Lage, onde ela pretende matriculá-lo a partir do ano que vem. Curioso, Leandro conta que gosta de desmontar aparelhos de casa para descobrir como funcionam e que adorou o barco movido à energia solar, no estande dos cursos Máquinas e Construções Navais.

- O ensino técnico é o futuro da Nação! Quero mostrar ao meu filho outro conceito de escola, voltada para a formação profissional, para o mercado de trabalho – revelou Alessandra.