Faetec participa de audiência pública na Alerj para discutir a carência de professores na Rede

Na manhã desta quinta-feira (28), a Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) realizou uma audiência pública com o intuito de discutir a carência de profissionais na Fundação de Apoio a Escola Técnica (Faetec), órgão vinculado à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação.

A audiência foi presidida pelo deputado estadual Flávio Serafini e contou com a presença do também deputado estadual, Waldeck Carneiro; do vice-presidente educacional da Faetec, José Wilson; do subsecretário de gestão de pessoas, Leonardo Morais; e representantes da Defensoria Pública do Rio de Janeiro; Ministério Público; Fórum Estadual de Educação; Comissão de Concursados da Faetec e Associação de Pais do Iserj. 

Foram apresentadas as carências profissionais da Rede, que são de professores, mediadores, orientadores educacionais e inspetores. A convocação de profissionais aprovados em concursos públicos passados foi colocada como medida para sanar a carência de professores na instituição, bem como a abertura de novos editais que tenham a proposta de compor o quadro efetivo de funcionários.

O vice-presidente da Faetec, José Wilson, afirmou que a Fundação convocou, em 2021, 209 profissionais aprovados no concurso de 2019 e, declarou que a instituição pretende convocar mais 48 aprovados até o final deste semestre. Ele falou ainda que para suprir o déficit de professores, é preciso que sejam realizados novos concursos.

“Não tem ninguém aqui que não entenda e não deseje que as escolas tenham mais professores. Não é só o direito de quem passou em concurso de assumir os cargos, é um direito da educação de crianças, jovens e adultos. Sabemos que o número 48 não é suficiente. Fizemos um estudo ano passado e solicitamos novas vagas para um novo concurso público. O leque de disciplinas e carreiras que temos é muito grande, e por isso a intenção é de que haja um concurso de três em três anos”, declarou José Wilson.

Uma nova audiência pública está agendada para o dia 12 de maio, quando será apresentado um plano de ação para que sejam sanadas as deficiências profissionais na Fundação.