Faetec realiza apresentação de nova unidade para população de Cabo Frio

Uma nova unidade da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), abrirá suas portas em um futuro breve. Dessa vez, o município de Cabo Frio receberá mais uma escola profissionalizante para chamar de sua.

A nova Faetec Cabo Frio estará presente no bairro de Manoel Corrêa e será situada no mesmo prédio onde funciona o CIEP 150 - Professora Amelia Ferreira dos Santos Gabina. O objetivo é trazer a formação de profissionais qualificados em profissões da área náutica aos mais de 200 mil habitantes do município, que vem crescendo diariamente.

Com o intuito de explicar a unidade para a comunidade que será atendida por ela, a Faetec organizou uma cerimônia de apresentação da nova unidade, no local onde ela irá funcionar. O professor da Fundação e presidente da Comissão Faperj da Rede, Waldemar Magnavita, foi o responsável pela explicação. “Seja para qual necessidade for, nós temos a presença constante de barcos e embarcações em geral. Este é o grande mercado que nos abre na cidade de Cabo Frio”, afirmou o professor durante sua apresentação.

A unidade irá oferecer cursos de Qualificação Profissional voltados pela área náutica, tais como: carpinteiro naval, eletricista naval, marceneiro, pescador profissional especializado, laminador e pintor de embarcações, mecânico de motores de popa e soldador eletrodo revestido naval.

O presidente da Rede Faetec, Iranildo Campos, também esteve presente no local para mostrar um pouco do que a unidade irá oferecer para a população. “É preciso que o que está sendo ofertado chegue aos jovens que estão desempregados, nas mulheres que buscam ajudar a complementar a renda familiar e não possuem uma especialização. Isso vai acontecer no Manoel Corrêa. A Faetec e a Secti estão trazendo oportunidades para esse bairro”, declarou Iranildo.

A área náutica é uma das que mais comporta e suporta a ação do microempreendedor individual, curso que também possui previsão de ser ofertado na unidade, incluindo ainda cursos de idiomas como o inglês e o espanhol. Além desses, também estão previstas formações de áreas correlatas ao foco da unidade, como: mecânico de motores a diesel, mecânico de motores ciclo otto, mecânico de válvulas hidráulicas e condutor de turismo de pesca.

Uma das pessoas que poderá ser beneficiada com a chegada da nova unidade Faetec será Elaine Oliveira da Silva, de 38 anos. Ela esteve na cerimônia de apresentação, acompanhada de sua filha, uma jovem de 22 anos, e demonstrou uma forte esperança por conta da novidade. “Essa chegada da Faetec será muito bem-vinda para a comunidade. Vai ajudar muitas pessoas daqui. Quanto mais o ser humano tem de aprendizado, mais ele consegue alcançar algo por fora”, disse a mulher que já monta sua lista de cursos que sonha em fazer.

 

Fotos: Felipe Corrêa