Acontece nesta quinta-feira mais uma edição da FLOT, a Feira Literária da Oscar Tenório

Arte moderna, moda, peças de teatro e apresentações musicais. Assim é a Feira Literária da Oscar Tenório, unidade mantida pela Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), órgão vinculado à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação. O evento acontece nesta quinta-feira (19), das 09h às 17h, no polo que fica localizado em Marechal Hermes.

A edição da FLOT de 2022 é uma celebração aos cem anos da Semana de Arte Moderna. O evento é presencial e feito para os alunos e funcionários da unidade. Ao longo do dia, serão apresentados nos corredores; salas de aula; salas multimídia; e no auditório, os trabalhos desenvolvidos pelos estudantes da Oscar Tenório. Todos os projetos são relacionados a áreas de linguagens, humanas e sociais.

O professor de literatura, Renato de Alcântara, explica que, ao todo, 19 turmas participam do evento, cada uma com um tema e um professor orientador diferente. Ele conta ainda que o objetivo desta edição é incentivar alunos a desenvolverem trabalhos mostrando como a arte moderna está presente no cotidiano e como ela pode influenciar em questões tecnológicas, abrangendo seu impacto na vida dos cidadãos.  

“Os alunos estão empolgados e muito engajados na elaboração da Feira, é maravilhoso vê-los desenvolvendo os temas propostos e tendo uma ideia melhor que a outra. Com certeza está sendo um aprendizado muito grande para eles”, contou Renato.

A turma do segundo ano do curso Técnico em gerência em saúde desenvolveu um trabalho que aborda o uso da arte em tratamentos psicológicos. O representante da classe, Luiz Felipe Lopes, de 17 anos, contou que foi uma experiência cansativa, porém, gratificante e que, ao término da feira, vai sentir vontade de fazer tudo de novo.

“O maior aprendizado que podemos tirar dessa experiência é aprender a analisar nossas atitudes e perceber os preconceitos que temos em nós mesmos. Ao fazer esse projeto, aprendemos a nunca subestimar a capacidade de ninguém e aquilo que o outro pode oferecer, independente de como ele pense ou aja”, declarou Luiz Felipe.