Governador reinaugura Faetec Teresópolis e promete mais três cursos técnicos para o município

A Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), órgão vinculado à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), reinaugurou mais uma unidade totalmente reformada, na última sexta-feira, 03. Desta vez, foi na cidade de Teresópolis, cidade da Região Serrana com 184 mil habitantes. O evento, no CIEP 282, José Olympio, na Barra do Imbuí, contou com a participação do governador Cláudio Castro; do secretário da pasta de Ciência, João Carrilho; e do presidente da Faetec, Iranildo Campos.

Para o governador Cláudio Castro a Faetec é mais que uma escola, trata-se de uma fábrica de sonhos.

“A Faetec é lugar de resgate de vida, onde a gente passa e é impressionante ver os exemplos de transformação de vida que a Faetec proporcionou. Só no ano passado foram mais de 40 mil vagas. E este ano passaremos desse número. O Rio de Janeiro foi o estado que mais gerou vagas de emprego, e se nós não dermos qualificação profissional, nós não conseguiremos crescer como estado, como cidade e como ser humano. A Faetec hoje é um dos grandes pilares do governo. Com todo investimento que nós fizemos, que chega ao impressionante número de 16 bilhões, o que nos dá alegria é proporcionar oportunidade de emprego, de vida transformada. E a Faetec é isso”.

E fez uma promessa ao prefeito de Teresópolis Vinícius Claussen. “O senhor me cobrou a abertura de dois novos cursos: Informática e Gastronomia, mas eu não irei atendê-lo nesta demanda, pelo simples fato de que, além desses dois, vou incluir também o de Hotelaria”, afirmou Castro para delírio de um CIEP lotado.

Toda a unidade, incluindo a quadra de esportes, passou por importantes melhorias em sua estrutura. Contando com obras no teto, elétrica, hidráulica, pintura, modernização dos ambientes e mudança na identidade visual.

O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, João Carrilho, falou da grande alegria que sentia naquele momento quando o governador confiou a ele a Presidência da Faetec.

“Há 16 meses nós vimos a realidade em que se encontrava esse prédio e a pedido do governador fizemos uma requalificação total dessa unidade. Ela foi totalmente reformada. Pudemos fazer aqui uma mudança para os alunos e nossos funcionários. A unidade foi toda climatizada pra poder ser utilizada com conforto pela comunidade. É essa integração que queremos com o governo do estado e prefeitura para o bem da população. Entregar para as pessoas ainda mais educação de qualidade e formação de primeira”, disse Carrilho.

De acordo com o presidente da Faetec, Iranildo Campos, a transformação como a que foi feita na unidade é um ato de coragem, ousadia e comprometimento de um governo que valoriza estudantes e funcionários.

“Questiono o que seria dessas ações se não fossem nossos funcionários, seja do estado ou da prefeitura ou da Faetec, se não tivessem esse ânimo de seguir ideias e desafios que o governador e o prefeito de Teresópolis têm. Quero parabenizar a todos os funcionários que prestigiam o evento e dizer que podem contar conosco”, afirmou o  presidente.

A unidade funciona há 22 anos e Inúbia Asthine está à frente como diretora há quase um ano. Aceitou o desafio de transformar o local e para isso contou com a ajuda do então presidente, hoje secretário, João Carrilho.

“Quando assumi estava num momento de pandemia e estávamos retornando. Foi quando procurei o João (Carrilho), que prontamente se dispôs a nos ajudar nesse trabalho de reconstrução da unidade. Foi muita responsabilidade assumir o cargo de uma instituição com tanta história. Eu me sinto honrada e feliz de ver as transformações que a gente conseguiu”, disse Inúbia, servidora há 22 anos do Estado.

Professor de Informática da unidade, Fernando Rothier, acredita numa transformação ainda melhor na capacitação dos alunos nesta nova fase.

“A gente fica na expectativa da chegada de novos equipamentos depois da reforma. Nossos alunos têm um retorno bom. O que estamos trabalhando nesse pós-covid é no aumento do nosso público que ficou reduzido justamente por causa da pandemia”, afirmou Fernando, servidor há 15 anos e formado em estatística.

O polo da Faetec em Teresópolis, Região Serrana, é voltado para cursos de Qualificação Profissional e possui 16 opções de cursos em andamento. A unidade atende a população com capacitação em áreas de idiomas, tecnologia e beleza. Ao todo, foram oferecidas 697 vagas para a unidade.

Aluna do curso de Cuidador de Idoso, Zilá da Silva Oliveira Demani, 47, tem grandes expectativas quanto à sua formação pela unidade.

“Surgiu essa oportunidade, e sinceramente não sei se vou trabalhar um dia. Mas eu tenho um pai de 73 anos e uma mãe de 65 e eu sei que no futuro eles vão precisar. Por isso, o curso está sendo muito válido para futuramente lidar com a situação”, disse Zilá.

A necessidade de aprender a cuidar de um parente fez com que outra aluna, Ana Maria Lima, 42, também se inscrevesse no curso de Cuidador de Idosos.

“Há um tempo meu marido sofreu um acidente e eu tive que cuidar dele. Foi muito complicado. Apesar de ele ser novo, o acidente fez com que ficasse mais ou menos com as mesmas necessidades de um idoso”, disse a estudante que já está na segunda semana de aula.

Os cursos oferecidos são: Administrador de Banco de Dados, Assistente Administrativo, Assistente de Recursos Humanos, Cabeleireiro, Espanhol Básico I e II, Excel Avançado com VBA, Inglês Básico I e Iniciante, IT Essentials Cisco, Manicure e Pedicure, Massagista, Matemática Financeira com Excel, Operador de Computador, Programador de Dispositivos Móveis e Programador de Sistemas, e Cuidador de Idosos.

Além de todos esses cursos, a unidade também oferece oficinas para portadores de necessidades especiais aos cegos através de programas de computador como o 2 Vox e NVBL. Antes da pandemia, as oficinas já chegaram a contar com 16 alunos cegos. Quem coordena a oficina é a professora Cristina kenupp Bastos.