ETE João Luiz do Nascimento cria evento para divulgar a importância dos cursos subsequentes

Não poderia ter tido evento mais importante para o recém-inaugurado e confortável auditório da Escola Técnica Estadual João Luiz do Nascimento (ETEJLN), unidade vinculada à Rede Faetec, do que o evento intitulado ETEJLN - SUBSEQUENTE TÁ ON!!, realizado em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, com direito a música e a um bem arranjado coffee break.

O encontro foi marcado por depoimentos de sucesso de ex-alunos, cujo intuito foi chamar a atenção para a importância do ensino subsequente. Para isso foram convidados egressos que estão empregados em setores importantes de grandes empresas, cujo fio condutor foi o término do curso subsequente. O encontro possibilitou maior integração entre os alunos e ex-alunos dos cursos subsequentes ofertados pela unidade: Administração, Edificações, Eletrotécnica e Eletrônica. E contou com apresentação musical do aluno Jeferson Ribeiro, que cantou sucessos de Djavan.

Para Renato Ribeiro, um dos organizadores do encontro, a pandemia pegou com força os quatro cursos subsequentes oferecidos pela unidade. Para ele, trata-se de um primeiro passo para resgatar esses alunos evadidos, fortalecendo o modelo subsequente.

“A intenção foi demonstrar aos alunos que através de dedicação e esforço podem alçar voos muito mais altos. Esses testemunhos dos ex-alunos servem como motivação para os que estão neste momento no meio do caminho não desistirem. Trata-se de um resgate”, disse Renato, professor da cadeira de Administração e servidor da Rede desde 1998.

Gleise Tebalde de Souza, Supervisora Educacional da unidade, acredita que atração como esta tem grandes possibilidades de recuperar o tempo perdido durante a pandemia.

“Precisamos recuperar esses alunos. Dizer para eles o quanto é difícil, mas que não desistam. A pandemia deixou todos nós em frangalhos, mas é preciso recomeçar. Quando os professores sugeriram esse evento no conselho, achei maravilhoso”, disse a servidora há 22 anos na Rede.

Ex-aluna do subsequente, formada em 2019 em Administração, Amani Kobrosly, que exerce o cargo de gerente de Produto Jr da empresa de alimentos “I food”, foi uma das palestrantes. Durante sua fala deu dicas sobre a importância de ter um curso técnico do nível que é oferecido pela ETEJLN.

“A lição que aprendi aqui foi a de nunca desistir. Sempre quis estudar na Faetec, fiquei reprovada nos concursos para o Ensino Médio. Voltei no subsequente, participei de todos os trabalhos propostos pelos professores. A minha persistência e a qualidade do ensino praticado aqui fizeram toda diferença para que eu chegasse onde estou agora. Voltar aqui e dizer que eles podem dar certo, para que não desanimem é algo maravilhoso”, disse Amani.

Outro palestrante da noite foi Leonardo Barcelos Camilo, morador de Belford Roxo, e ex-aluno do subsequente da unidade formado em eletrotécnica e que agora presta serviço nas plataformas da Petrobras. Ele, que descobriu o curso da Faetec já na idade adulta, passou durante a sua fala, a certeza de que apenas com estudo é possível mudar de vida e conseguir bons empregos no mercado de trabalho.

“Vejo no rosto desses alunos aquilo que já fui. Mas o importante é mostrar para eles que conhecimento é poder. Seja onde for. Tenho certeza que com empenho e o suporte de professores qualificados como os que têm aqui na ETEJLN, eles vão brilhar”, disse Leonardo, que atualmente cursa engenharia elétrica.

Alunos como Juliana Maria, 22 anos, moradora de Nova Iguaçu, que cursa administração. Ela fala da importância em saber que ex-alunos da instituição estão se dando bem no mercado de trabalho.

“Eu fico ainda mais animada. Porque na pandemia muita gente ficou desanimada, muitos até desistiram. Saber que os alunos do subsequente são valorizados na hora de fazer estágio é um alento”, disse Juliana, que cursa o terceiro período.

No encontro ficou a certeza que a ETEJLN tá on, porque sabe que pode contar com um quadro de servidores dedicados e gabaritados, com alunos esforçados e ex-alunos gratos que querem devolver ao menos um pouco do muito que um dia receberam da Faetec.