Festa em comemoração aos 25 anos da Faetec reúne ex-presidentes e emociona público presente no campus Quintino

Um dia para ser recordado como um dos mais importantes nesses últimos 25 anos de existência da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), órgão vinculado à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), comemorado na sexta-feira, dia 10. Um misto de emoção, lágrimas e sorrisos tomou conta da maioria das pessoas presentes no campus Quintino, Zona Norte do Rio.  Um resgate histórico e de memória que envolveu uma enorme gama de pessoas, de ex-presidentes aos servidores que ainda fazem parte da Fundação e que contribuíram para transformar a Faetec numa das mais respeitadas instituições de ensino profissionalizante do país.

O evento contou na sua abertura com a Banda Militar do Corpo de Bombeiros do Estado Rio de Janeiro tocando “Tema da Vitória”, eternizada pelas conquistas de Ayrton Senna; e “Carinhoso” de Pixinguinha. Em seguida, mais um momento marcante: o hasteamento das bandeiras durante a execução do hino Nacional ter ficado por conta dos alunos da Casa da Criança, creche mantida pela Fundação, e pela servidora Sônia Mendes utilizando máscara que representa o direito dos alunos autista, arrancou lágrimas dos espectadores.

Isabella Gaze, coordenadora do Centro de Memória da Faetec (Cemef), brindou a todos com um breve resumo do período histórico como preâmbulo da inauguração da Galeria dos Presidentes, instalada na recepção do prédio da Presidência.

Emocionado, Miguel Badenes, presidente no período de 2017 a 2019, afirmou que o evento foi uma forma de reconhecer o trabalho das pessoas que passaram por aqui. “Esse evento reconhece que algumas pessoas agiram de forma propositiva para o sucesso da Instituição. Eu parabenizo o presidente Iranildo por essa iniciativa, porque é um prazer estar aqui”, disse Badenes.

Outro ex-presidente, só que no intervalo de 2015 e 2016, Wagner Victer, entendeu ser muito especial  um registro histórico da passagem de pessoas que  contribuíram para a consolidação do ensino técnico no estado. “É uma coisa muito bacana esse resgate histórico da passagem de uma série de pessoas que contribuíram para o sonho que foi construir uma fundação de apoio aos estudantes. Particularmente tive uma passagem muito importante na vida, guardo momentos muito interessantes principalmente porque recebemos a Faetec num momento muito difícil. Tivemos de fazer ajustes muito firmes.”, disse Victer.

Em seguida, foi reinaugurado o auditório, instalado no prédio, que recebeu o nome  de Professora Nilda Teves, homenagem  à fundadora da instituição e primeira presidente.

José Wilson Coura Pinto, vice-presidente educacional da Fundação, deu boas-vindas às pessoas, e falou sobre as conquistas e números alcançados pela Faetec nesses 25 anos. “Hoje temos 122 unidades e 50 mil alunos ativos. E numa conta rápida, durante esses 25 anos a Faetec formou perto de um milhão e meio, ou seja, quase 10% da população do estado que está perto de 16 milhões”, enfatizou José, agradecendo todos os servidores e colaboradores.

O atual presidente da Faetec, Iranildo Campos, reforçou a importância da instituição para o estado do Rio de Janeiro. “Vocês foram e são muito importantes para a Fundação, como todos os nossos funcionários daqui. O que estamos fazendo aqui hoje foi a semente que todos vocês plantaram aqui. Sabemos que a administração pública é muito difícil, mas a Faetec tem algo de especial: os funcionários. A gente aprende em pouco tempo a gostar deles e a dedicação que eles têm. Digo com muita tranquilidade que todos os presidentes que passam por aqui devem trazer essa vocação. Um desafio para ele próprio. E foi o que assisti na história de cada um de vocês. Eu tenho a certeza que essas sementes que vocês plantaram nesta Faetec, essas árvores estão bonitas hoje, e nós que sucedemos ao outro não podemos permitir que essas árvores morram”, concluiu o presidente.

Representando o governador Cláudio Castro, o secretário da pasta de Ciência, Tecnologia e Inovação, João Carrilho, afirmou ao público presente sobre o carinho que o governador tem pela Faetec, e a missão de levar ensino de qualidade a todo o estado do Rio de Janeiro.

“O  Governador sempre fala da importância da Faetec. Da entrega de sonhos. Todos nós desempenhamos essa função. Seja funcionários, contratados que trabalham incansavelmente para que a gente possa entregar a população uma nova unidade ou estruturar uma unidade antiga para levar ensino profissional técnico ou superior de qualidade para todo o estado do Rio de Janeiro. O Cláudio faz questão de estar presente em toda inauguração da Faetec. Por isso, neste momento quero agradecer a todos vocês ex-presidentes, principalmente, aqueles que aceitaram o desafio em momentos de muitas dificuldades”, agradeceu o secretário.

Para marcar o momento histórico, todos os ex-presidentes receberam troféus confeccionados especialmente para a cerimônia de aniversário.  O público, formado em sua maioria por funcionários, foi convidado a partilhar de um coffee break especialmente preparado por alunos e funcionários da Faetec Nilópolis e de um almoço realizado por professores e estudantes da Escola de Hotelaria de Quintino.

À tarde, encerrando a programação especial pelo aniversário da Faetec, aconteceu uma Roda de conversa com atuais e ex-diretores. Servidores que se integraram à Rede antes mesmo de sua criação, como é o caso da atual diretora de desenvolvimento da educação, Márcia Farinazo, que falou sobre a importância e comprometimento com o trabalho pela educação pública, que emocionada  e às lágrimas deu seu testemunho.

“Hoje a Faetec completa 25 anos. É estranho porque eu tenho 26 de casa, ou seja, cheguei antes de a Fundação ser criada. Essa emoção vem do reconhecimento que a instituição tem no mercado de trabalho. O sucesso que os cursos têm e que os alunos também têm e que nos dão de retorno. Isso é o que nos dá forças para continuar”, disse Márcia visivelmente emocionada.

 

A ARTE PRESENTE NA FAETEC DEU O SEU RECADO

O momento musical ficou com a cantora lírica Guacinara Souza e o pianista Rogério Souza que se apresentaram com músicas de câmara e populares. Em seguida, foi a vez da Banda de Música da Faetec Marechal Hermes, sob a regência do maestro Davi Pereira, que interpretou “Eu só quero um xodó”, de Dominguinhos, e “ Aquarela do Brasil”, consagrada por Ari Barroso.  Uma apresentação de “Zouk” realizada por integrantes do curso de Dança de Salão da Faetec Quintino também agradou o grande público que tomou conta do recém-inaugurado auditório.

Com a peça intitulada “Racismo”, a atriz Jaqueline Soledad, da Escola de Teatro de Quintino, deu o recado a respeito do quanto a sociedade pode ser segregadora. Ela contou sobre a importância de se apresentar no dia em que se comemora os 25 anos da Fundação. “É muito especial ter podido me apresentar para tantas pessoas que fizeram e fazem parte da história da Faetec. Conhecer essas pessoas de perto e ter esse contato também com outros alunos que vieram se apresentar com a dança e a música é muito especial, porque acaba agregando” concluiu Jaqueline, aluna do curso de Assistente de Direção.

Jurandir Cardoso de Oliveira, moradora de Vila Isabel, foi conduzida ao auditório. Sabia que receberia uma homenagem, porém não tinha ideia da emoção que tomaria conta dela durante a cerimônia de aniversário de 25 anos da Faetec.

Mãe de Newton Augusto Cardoso, ex-presidente da Fundação entre os anos de 2002 e 2003, não se conteve quando o atual presidente, Iranildo Campos, fez questão de levar o troféu em homenagem aos ex-presidentes em suas mãos. Dos olhos, as lágrimas não se contiveram.

“O coração tá triste, mas estranhamente estou me sentindo muito feliz por essa homenagem muito carinhosa e de amor à memória do meu filho. Uma instituição que ele amou. Tenho certeza que ele neste momento está muito feliz”.

O aniversário de 25 anos da Faetec vai ficar marcado como um dia histórico para todos aqueles que fizeram e fazem da Rede esse local onde a excelência no ensino profissional é conquistado com muito trabalho e comprometimento. Parabéns Faetec.