Parceria entre Faetec Barra Mansa e APAE resulta em visitas pedagógicas com rodas de conversa sobre educação especial

Neste mês, uma parceria entre a unidade da Faetec em Barra Mansa e a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) permitiu que alunos de ambas as instituições se conhecessem e trocassem experiências e informações acerca do tema Educação Especial.

A APAE é uma organização social que promove a atenção integral à pessoa com deficiência intelectual e múltipla. O trabalho realizado pela entidade engloba apoio intensivo e atendimento educacional especializado, alianças para a melhoria da qualidade de vida e inclusão, além de oferecer serviços de saúde e assistência social.

A Faetec recebeu 40 alunos da APAE, que tiveram a oportunidade de conhecer os laboratórios e instalações do polo, além de participarem de oficinas pedagógicas com jogos e brincadeiras. Durante a visita, foi oferecido coffee break e realizada roda de conversa.

Posteriormente, 19 alunas de Qualificação Profissional em Agente de Apoio à Inclusão Escolar da Faetec Barra Mansa também realizaram uma visita técnica na Associação. Com a finalidade de praticarem os ensinamentos recebidos nas aulas, elas participaram de oficinas, roda de conversa e conheceram o trabalho realizado na APAE.

Uma das alunas da Faetec, Monique Sudário, falou um pouco sobre a experiência. “Essas visitas foram uma grande oportunidade, fez com que nossos horizontes se abrissem para conhecer mais sobre transtornos e deficiências. Acredito que também tenha sido enriquecedor para os alunos da APAE. Sinto que hoje estamos preparadas para sermos inseridas no ambiente de trabalho”, declarou a aluna.