Faetec inaugurou, nesse domingo, Polo Integrado de Ensino de Queimados

Diante de uma multidão que se acotovelava para prestigiar o evento foi inaugurado, nesse domingo, 26, o Polo Integrado de Ensino no Campus Queimados, unidade vinculada à Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec). O Polo vai funcionar no CIEP Professora Maria Esteves, na Rua Arthur Gragantini, S/N, bairro Via Camarim. No local foram investidos 4,5 milhões de reais em obras estruturais e expansão de laboratórios. O evento contou com a participação do secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, João Carrilho; do presidente da Rede Faetec, Iranildo Campos; e do ex-secretário da pasta, deputado Dr. Serginho.

Para o atual secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, João Carrilho, esse domingo foi um dia histórico para a população de Queimados, quando a unidade deixa de ser um Centro Vocacional Tecnológico (CVT) para se transformar num polo que vai atender duas vezes o número atual de aluno.

“A Faetec sai de um prédio pequeno e segue para um prédio que vai atender aquilo que a população precisa. Queimados deixou de ter um CVT, para ter uma escola técnica de verdade, como cursos de Qualificação Profissional e Técnicos, além de pré-vestibulares. Tudo que a Faetec tem estará presente nesta unidade. A missão é grande, a missão é árdua porque nós vamos atender o dobro dos alunos dos anos anteriores”, afirmou Carrilho, que recebeu um parabéns a você como homenagem pela passagem de seu aniversário dia 20 de junho.

O presidente da Faetec, Iranildo Campos, em sua fala, destacou a importância de inaugurar mais uma unidade. E da transformação na vida das pessoas, além do apoio e total empenho do governador Cláudio Castro.

“A gente fica, às vezes, sem entender como nasceu esse sonho. E eu falo sonho, porque o governador Cláudio Castro em todas as reuniões e em todos os lugares deste estado diz que a Faetec é uma fábrica de sonhos. Sonhos para essas pessoas que não tiveram oportunidade de conseguir emprego e sustentar sua família por não ter uma profissão. E a Faetec leva essa formação para todo o estado. Temos que agradecer primeiramente o governador Cláudio Castro por ajudar a realizar esse sonho”, disse o presidente diante de um CIEP lotado.

Emprego como o pretendido pelo aluno do curso de Eletricista Predial de Baixa Tensão. Ednaldo Falcão, 58 anos, morador de Queimados que iniciou na Faetec em fevereiro.

“Eu já exercia a profissão fazendo pequenos biscates, mas com essa oportunidade posso melhorar na área e me tornar um profissional. E com o diploma da Faetec, apesar da idade, tenho muitas esperanças que as portas do mercado de trabalho abrirão com mais facilidade”, disse Ednaldo.

Para Aline Medeiros de Lima, 32, ex-aluna do curso de Assistente Administrativo, que descobriu o curso oferecido pela Faetec pelas redes sociais, esse curso é o pontapé inicial na sua vida após ser obrigada a trancar um curso superior.

“Eu estava fazendo uma faculdade de administração, tive que interromper porque fiquei desempregada, agora quero retornar. Encontrei essa oportunidade, consegui esse curso para poder aprimorar o conhecimento e finalizar a faculdade. Agora minha perspectiva é conseguir um emprego nessa área. O curso é muito bom. Aqui não é um ponto final, mas um ponto continuativo” afirmou Aline com esperança renovada agarrada ao diploma.

A unidade já oferece os cursos de Assistente Administrativo, Carpinteiro de Obras, Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão; Encanador Instalador Predial; Espanhol Básico I e II; Operador de Computador. No entanto, já para o segundo semestre,  está previsto a implantação de novos cursos como Barbeiro; Inglês para Iniciante; Manicure e Pedicure; e Maquiagem.

Aluno do curso de Carpintaria de Forma há pouco mais de três meses, Wanderson Basílio, 48, contou sobre sua experiência educacional na Faetec.

“Está sendo uma experiência muito boa. Eu já lidava com madeira, mas não sabia nomes, qualidade, validades das madeiras que têm. Eu passei saber de tudo isso nesse curso incrível que a Faetec me ofereceu sendo instruído por professores fantásticos. Esse curso apareceu num momento em que eu estava desempregado, nesse meio tempo fui sorteado. Agora pretendo exerce a função, agora muito bem formado pela Faetec, esse diploma tem peso” disse Wanderson emocionado.

O município de Queimados com seus 180 mil habitantes tem como principal vocação a indústria e os galpões logístico. Para o diretor da nova unidade, Carlos Albino Pires de Andrade, a população queimadense vai ganhar muito com as novas instalações.

“Nossa cidade tem vocação industrial e logístico. Temos que deixar de ser uma cidade dormitório, onde os trabalhadores se amontoam nos trens e chega a levar duas horas até o Centro. E essa unidade vai formar profissionais para essas áreas, tudo já foi acordado com o secretário João (Carrilho) e vamos transformar, talvez a partir do início do próximo ano, esse lugar num polo de excelência voltado para essas áreas”, concluiu Albino.