Projetos de alunas da Faetec Vassouras podem ser determinantes na preservação do patrimônio histórico do município

A centenária cidade de Vassouras, localizada no Centro-Sul fluminense, vem discutindo formas de como preservar o patrimônio histórico que compõe a cidade. E se quiser, pode ganhar um reforço de peso. Isso porque um grupo formado por cinco alunas da Escola Técnica Estadual de Restauro Carlos Frederico Werneck Lacerda (ETE Restauro), unidade vinculada à Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), apresentaram no último mês seus trabalhos de conclusão de curso em Conservação e Restauração de Bens Culturais. Todas são oriundas do programa Novos Caminhos, do Governo Federal, no âmbito da Faetec.

Os trabalhos finais foram apresentados de forma oral a uma banca de avaliação da Faetec, de acordo com o seu planejamento pedagógico. Os projetos tratam desde acessibilidade ao sítio histórico do município, até a importância de se ampliar, no novo Plano Diretor da cidade, as condições para portadores de necessidade especiais.

Orientadora de uns e coorientadora de outros trabalhos apresentados, a professora Jéssica Rossone afirma que poucas vezes foram reunidos projetos de tanta excelência produzidos por alunos num mesmo período.

“Ver essas meninas produzindo conteúdo tão fantástico de cunho social, devolvendo à sociedade o que foi investido nelas, serve como fonte de inspiração para outras meninas. Além disso, aumenta a expectativa por projetos ainda melhores”, disse Jéssica, que acredita que alguns dos trabalhos podem ser aproveitados por órgãos públicos que cuidam do Patrimônio Histórico no país.

Ainda de acordo com Jéssica, as meninas participaram do processo de construção das aulas ao trazer um pouco da realidade em que vivem. “Isso faz parte de uma pedagogia do projeto, onde os alunos são orientados de acordo com as ideias que trouxeram seus motivos e observações”, concluiu a professora de História, que desde 2017 leciona na Rede.

Gisele de Oliveira Ribeiro, 21 anos, moradora de Vassouras, é uma dessas alunas que através da observação resolveu se aprofundar no tema sobre acessibilidade nos lugares considerados históricos da cidade.

“Durante um ano observei a dificuldade de pessoas portadoras de necessidade em frequentar esses lugares, eram alijados não por conta de sua deficiência, mas pela falta de acesso que os atendesse. Por isso, a ideia do projeto é fazer com que a cidade fique acessível a todos”, disse a estudante.

O trabalho intitulado “O Patrimônio Cultural nos Planos Integrados de Vassouras”, da aluna Lilian Ramos Ribeiro, 21, foi destaque durante a apresentação. O projeto trata de críticas construtivas que possam ser consideradas no novo Plano Diretor do município.

“Para realizar o estudo, comecei a frequentar as audiências do novo Plano Diretor da cidade, fiz críticas pontuais e contundentes do que achava importante para as pessoas. Eles até citam, mas não se aprofundam como deveriam. Esqueceram que somos uma cidade histórica, e por conta disso, tudo deve ser bem preservado. Patrimônio não apenas a praça, a igreja ou a sede municipal”, afirmou Lilian.

A ideia é que três dos cinco projetos sejam enviados para a prefeitura, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e uma empresa que vem dando consultoria à prefeitura sobre o novo Plano Diretor.

Trabalhos apresentados pelas alunas e considerados como de excelência:

Título: A ACESSIBILIDADE DO SÍTIO HISTÓRICO DE VASSOURAS

Aluna: Gisele de Oliveira Ribeiro

Banca examinadora: Orientadora Jéssica Rossone (FAETEC/VASSOURAS)

Coorientadora Michelle Valle (FAETEC/VASSOURAS), Thiago Thuler (FAETEC/VASSOURAS) e Paula Alexandre (IPHAN)

Título: O PATRIMÔNIO CULTURAL NOS PLANOS INTEGRADOS DE VASSOURAS

Aluna: Lilian Ramos Ribeiro

Banca examinadora: Orientadora Jéssica Rossone (FAETEC/VASSOURAS), Michelle Valle (FAETEC/VASSOURAS), e Mariana D'Águila (PREFEITURA MUNICIPAL DE VASSOURAS).

Título: MANUAL DA TÉCNICA CONSTRUTIVA DE ADOBE: O CASO DA EXECUÇÃO DE ADOBE NA RESTAURAÇÃO DA CASA BARÃO DE VASSOURAS

Aluna: Ana Kelly Ramos Correa

Banca examinadora: Orientadora Jéssica Rossone (FAETEC/VASSOURAS), Coorientador Thiago Thuler (FAETEC/VASSOURAS), Michelle Valle (FAETEC/VASSOURAS) e Paula Alexandre (IPHAN).

Título: PROMOÇÃO DO PATRIMÔNIO CULTURAL: RECONHECIMENTO DA IGREJA MATRIZ DE PATY DO ALFERES

Aluna: Maria Paula dos Santos Costa

Banca examinadora: Orientadora Jéssica Rossone (FAETEC/VASSOURAS), Thiago Thuler (FAETEC/VASSOURAS) e Caio Butkovsky da Silva Bezerra (CONCREJATO S.A.)

Título: PATRIMÔNIO FERROVIÁRIO - ESTAÇÃO PROF. MIGUEL PEREIRA

Aluna: Jadde dos Anjos Nascimento Affonso

Banca examinadora: Orientador Thiago Thuler (FAETEC/VASSOURAS), Coorientadora Jéssica Rossone (FAETEC/VASSOURAS), Maísa Alves de Barros (FAETEC/VASSOURAS) e Leonardo de Barros Spagolla Hermida (PPGAU/UFF e CONCREJATO S.A.)