Alunos e professores da Faetec realizam visita técnica na Fundação Oswaldo Cruz

Na última semana, 22 alunos e professores, que participaram da “I Oficina Pedagógica Online 2022: Sustentabilidade no Ambiente Escolar”, foram convidados a visitar o campus Manguinhos da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Os estudantes e profissionais são oriundos das Escolas Técnicas Estaduais Helber Vignoli Muniz, Juscelino Kubitschek e Santa Cruz, unidades da Faetec nas regiões dos Lagos e Metropolitana.

A Fiocruz foi criada em 1900 com o propósito de desenvolver soros e vacinas para a peste bubônica. Atualmente, a instituição realiza ações de pesquisa, saúde, tecnologia, sustentabilidade e inovação, além de possuir unidades técnico-científicas que desenvolvem programas de pós-graduação.

Os alunos conheceram instalações da Oswaldo Cruz, entre elas o Espaço Terrapia, Central de Saneamento Szachna Eliasz Cynamon, Casa Ecoeficiente, Compostagem, Ecoponto e Horto, além de visitarem a exposição Ciência Móvel da Fiocruz. Os presentes participaram ainda da preparação de suco verde e almoçaram na unidade.

Durante a ocasião, a Coordenação Geral de Infraestrutura dos Campi (Cogic/Fiocruz) apresentou à comunidade da Faetec suas ações sustentáveis através de trabalhos de Gestão Ambiental. As visitas técnicas têm o objetivo de agregar conhecimento a todos os envolvidos. Os participantes têm a oportunidade de aprender, praticar e ensinar. Tais trocas de experiências e a possibilidade de networking são fundamentais para a formação de profissionais.