Faetec reinaugurou unidade Santa Marta

Após três anos, a Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), órgão vinculado à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), reinaugurou nesta quarta-feira, dia 29, a unidade localizada na comunidade Santa Marta, em Botafogo, Zona Sul do Rio de Janeiro. O espaço está situado na Rua Marechal Francisco de Moura, 25, e passou por uma ampla reforma.

A reinauguração contou com a participação do secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, João Carrilho, que fez questão de ressaltar que a unidade será voltada para as artes marciais.

- Hoje, além dos cursos que vocês vão ter aqui, na área da alimentação, gastronomia e beleza, que existia dentro da comunidade, a gente virou essa unidade para ser a primeira unidade da Faetec que tem uma vertente para a área das artes marciais. E ela vai se manter assim por muitos anos. - , declarou.

O local passou por obras de infraestrutura, que contou com reforma hidráulica, troca de rede elétrica, pintura geral, colocação de piso e recuperação de telhado e adequação dos espaços para permitir melhor aprendizado dos alunos. Além da área dedicada ao esporte.

O presidente da Faetec, Iranildo Campos, aproveitou para agradecer aos responsáveis pela reforma e obra da unidade.

- O Rio de Janeiro é isso: avanço na tecnologia, na inovação e no ensino profissionalizante. - , afirmou Iranildo.

No equipamento serão oferecidos os seguintes cursos: Assistente Administrativo, Barbeiro, Cabeleireiro; Confeiteiro; Eletricista Instalador Predial, Encanador Instalador Predial; Salgadeiro, Manicure e Pedicure; e Maquiador. E, a novidade, são os cursos de artes marciais, como Jiu-jitsu, Boxe e Muay Thai.

Aos 37 anos, sendo mãe de quatro meninos que já estão praticando as lutas disponíveis na unidade, Luanna Laryssa, enxerga os cursos oferecidos como uma forma de guiar seus filhos durante a vida deles.

- Pra eles, isso é muito bom. Eu, como mãe de menino, faço de tudo para eles ficarem em caminhos bons. Então, eu coloco eles no esporte. Eles fazem tudo o que a unidade oferece. Uma das competições do Luan, meu filho mais velho, foi o boxe de praia, uma delas ele ganhou medalha no dia do aniversário. - , conta Luanna com alegria no olhar.

A previsão é que sejam abertas 400 vagas por semestre. A reabertura da Faetec Santa Marta era uma demanda antiga de toda comunidade do entorno. Além disso, vai propiciar a conciliação de cursos profissionalizantes às necessidades de esporte na localidade.