Governo do Estado, por meio da FAETEC, oferta 7.246 vagas para cursos Técnicos de Nível Médio e Ensino Superior

O Governo do Estado, através da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, por meio da FAETEC, oferta 7.246 vagas para cursos Técnicos de Nível Médio, de Ensino Superior e Fundamental, além da Educação Infantil. As inscrições começam no próximo dia 1 de novembro, e podem ser feitas por meio dos links existentes no site www.faetec.rj.gov.br e no Facebook (www.facebook.com.br/redefaetec), ou diretamente na página da BIO-RIO. O prazo das inscrições termina dia 29 de novembro.

Do quantitativo de vagas, para o Ensino Técnico serão 6.218, sendo 2.713 na modalidade Subsequente, destinadas a quem já concluiu o Ensino Médio e deseja fazer somente o Técnico na instituição; 30 para Concomitância Interna, para quem está matriculado no Ensino Médio; 3.340 para Integrada com o Ensino Médio, destinada a quem já tenha concluído o Ensino Fundamental; além de 105 vagas para Especialização em Enfermagem. Além dessas oportunidades, há vagas também para Formação Geral, Normal de Ensino Médio, Ensino Fundamental e Educação Infantil.

Para o Ensino Superior, a FAETEC ofertará 591 vagas, em dez unidades. Já para Escola de Teatro Martins Pena, serão 30 oportunidades. Para se inscrever a uma dessas vagas, o candidato deve ler atentamente o edital, preencher o formulário e o questionário socioeconômico, imprimir a ficha e o boleto bancário, no valor de R$ 39,00.

– A qualificação profissional é a principal porta de entrada dos cidadãos no mercado de trabalho e o Rio de Janeiro tem grande potencial para absorver a mão de obra formada na FAETEC. Atento a essa demanda, a Fundação oferece uma gama de oportunidades para quem deseja iniciar 2016 cursando um Ensino público, gratuito e de qualidade – disse o presidente da FAETEC, Wagner Victer.

Foto: Felipe Corrêa / FAETEC

O prazo das inscrições termina no dia 29 de novembro


Após o pagamento, o candidato deverá verificar a validação da candidatura no próprio site da FAETEC. Do total de vagas, 5% de cada curso serão reservadas às pessoas com deficiência e 20% aos estudantes oriundos da Rede Pública e beneficiados pelo sistema de cotas. Quem deseja fazer o pedido de isenção da taxa de inscrição, deve se adequar ao perfil previsto no edital para tal solicitação. O prazo termina no dia 6 de novembro. A relação dos pedidos de isenção aprovados será divulgada no dia 10.

– Esta é uma excelente oportunidade para os nossos jovens entrarem em uma rede que é comprometida com a educação combinada à formação profissional. Trabalhamos para que nossos alunos se formem em condições de aproveitarem as oportunidades que vão surgir ao longo de suas vidas – afirma o Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Gustavo Tutuca.

Em caso de dúvidas sobre o processo seletivo, o candidato poderá entrar em contato pelo telefone da organizadora do concurso, Fundação BIO-RIO, pelo telefone: (21) 3525-2480, das 9 às 18h, ou pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .