Realizada com sucesso a I Feira de Ciências e Tecnologia da Escola Henrique Lage



Na última semana, o ginásio da Escola Técnica Estadual Henrique Lage ficou tomado por projetos inovadores e soluções criativas. Isso porque a unidade pertencente à Faetec, no bairro de Barreto, em Niterói, realizou a sua I Feira de Ciências e Tecnologia. Os alunos apresentaram suas propostas para toda a comunidade escolar e moradores da região.

Um dos trabalhos apresentados foi “Instrumentos de medição elétrica”, elaborado por um grupo de cinco alunos do 1º ano do curso de Eletrotécnica. Os estudantes mostraram ao público diferentes aparelhos usados para medição de temperatura, voltagem e amperagem. Uma das responsáveis pelo projeto, Ana Clara Félix, contou detalhes do processo de desenvolvimento.

“Demoramos um pouco para começar a desenvolver o trabalho, porque não sabíamos o que fazer, mas quando decidimos, embarcamos na ideia e conseguimos montar o trabalho. Tivemos que estudar bastante e algumas coisas foram difíceis de gravar, mas quando eu entendi, não queria mais parar. Gostei muito do tema e do resultado. Também gosto muito do meu curso. No começo, eu não queria estudar eletrotécnica, porque meu pai trabalha na área e eu achava que era trabalhoso demais, mas quando ele me ensinou sobre a profissão, me apaixonei”, contou a aluna.



Alunos dos cursos Técnicos em Edificações; Eletrônica; Eletrotécnica; Construção Naval e Manutenção de Máquinas Navais colocaram em prática todo o conhecimento adquirido em sala de aula, com iniciativas tecnológicas e sustentáveis. A Feira ETE Henrique Lage proporcionou aos alunos uma tarde de interação entre os cursos e incentivo ao desenvolvimento científico e tecnológico.

Vale destacar o trabalho apresentado pela turma do Técnico em Manutenção de Máquinas Navais, o “Projeto MRS (Máquina Recicladora Solar)”, que consiste em uma máquina recicladora alimentada por uma placa de luz solar. A ideia do grupo é criar papelão a partir da diluição de papel em água. Gabriel Jorge, que faz parte do grupo, contou que muitos projetos apresentados foram elaborados ainda na pandemia, inclusive o seu.

“Começamos a desenvolver o projeto durante a pandemia. O tema foi proposto pelos professores e nós começamos a trabalhar nele de forma online. Essa é a primeira vez que estamos colocando em prática, a primeira vez que essa máquina está funcionando. Uma coisa legal é que existe uma facilidade de construir a MRS, o que faz com que catadores de papelão possam ter uma máquina dessa em casa. O catador de papelão que tiver uma dessas pode ganhar mais dinheiro vendendo o papelão, que vendendo papel”, explicou o aluno de 19 anos.

Outra proposta interessante é o Carro Elétrico para Treinamento e Habilitação de Motorista (CETHAM), que vem sendo desenvolvido por alunos do curso de Manutenção de Máquinas Navais desde 2019. Criado para auxiliar no treinamento de motoristas e ser utilizado como meio de locomoção em instituições, como empresas e escolas, o veículo foi aprimorado, ganhando carroceria de fibra de vidro e faróis. A nova versão do CETHAM também foi apresentada na I Feira de Ciências e Tecnologia.