Teatro Abdias do Nascimento recebe última apresentação de peça de sucesso da Faetec



A Faetec Quintino recebeu a última apresentação da peça “A guerra não tem rosto de mulher”, espetáculo produzido por professores e egressos da Escola de Teatro da Faetec, que oferece cursos profissionalizantes. No mesmo dia do encerramento; fotos, vídeos e figurinos foram expostos em homenagem aos 25 anos da unidade.

Esse projeto começou a ser planejado em março deste ano, a partir do desejo dos profissionais de montar um espetáculo em comemoração aos 25 anos de existência da Rede e da Escola de Teatro. O texto é uma adaptação do livro de mesmo nome da peça, que conta, através de depoimentos de mulheres no campo de batalha, a história de um milhão de mulheres russas que participaram da Segunda Guerra Mundial.

Durante três meses, houve 15 apresentações do espetáculo, que ocorreram em unidades da Faetec e outras instituições de ensino, além de outros espaços culturais. O professor Jorge Leite foi o responsável em adaptar o texto do livro para os palcos e contou que a execução da peça só foi possível graças à dedicação dos profissionais e, principalmente, das ex-alunas que aceitaram voltar à Faetec para participar do espetáculo.



“A maioria dos nossos ex-alunos já tem uma carreira solidificada e uma agenda muito atribulada. Nós conseguimos cinco que toparam a empreitada e abriram espaços na sua agenda e foi lindo o processo. As atrizes mergulharam nos depoimentos e isso trouxe uma verdade e sinceridade para o trabalho que é comovente, foi lindo o quanto elas se entregaram”, declarou o professor.

Para o professor Marco Aurélio, que é coordenador dos cursos de Qualificação Profissional em teatro da Faetec Quintino, “quando pensamos sobre a importância de a educação pública fornecer arte, isso é tudo, pois a gente não vive sem arte. A arte de alguma forma não só retrata nossa realidade, mas registra e ameniza nossas dificuldades. E oferecer o acesso gratuito à educação artística é fundamental e de extrema importância”.



Além da Escola de Teatro da Faetec Quintino, a Rede também conta com a Escola Técnica Estadual de Teatro Martins Pena, localizada no Centro do Rio, que oferece curso Técnico em Teatro. A unidade está com inscrições abertas para 40 vagas no curso, as inscrições ficam abertas até o dia 22 de dezembro e devem ser feitas pelo site da empresa organizadora do processo seletivo www.legalleconcursos.com.br.