Professor da Faetec Paracambi recebe homenagem em festival literário


Professor da Faetec, Luciano Lourenço, recebeu recentemente o Prêmio Orgulho da Diáspora Africana, durante a 10° edição do Festival Literário Internacional da Diáspora Africana de São João de Meriti, o Flidam. A comenda foi concedida em homenagem à sua contribuição para a construção de um espaço de diálogo sobre a cultura negra na Baixada Fluminense.

Candomblecista e gestor da Escola Técnica Estadual Paracambi e do curso Técnico em Meio Ambiente da unidade, o professor propõe que o ensino de botânica seja realizado a partir de uma nova abordagem, onde os alunos sejam familiarizados com as utilizações medicinais de plantas e ervas, tendo em vista a perspectiva africana sobre o assunto.

Luciano explica que “no ensino de ciências, principalmente botânica, existe uma parte em que se fala sobre plantas e essa é uma visão muito acadêmica. Nós nos esquecemos que existe uma visão ancestral e tradicional sobre a utilização das plantas. Como educador, tento resgatar conhecimentos ancestrais”.

“Esse prêmio tem um significado muito grande e muito relevante, fui homenageado num festival literário não como escritor, mas por ser um educador que tem essa visão ancestral e o desejo de trazer isso para dentro da escola em prol de uma educação antirracista. É uma homenagem pelo meu manifesto de se manterem vivas essas tradições ancestrais trazidas pelo povo que foi escravizado em nosso país”, declarou o professor.