Professor da Faetec adapta cordel para peça teatral e conquista o primeiro lugar em prestigiado concurso

“A avó que voava”, de autoria de Paulo César Prazeres Moura, professor do Instituto Superior de Educação Professor Aldo Muylaert (Isepam), unidade vinculada à Faetec em Campos dos Goytacazes, foi a grande vencedora do II Concurso Flávio Migliaccio na categoria Teatro Infantil, cuja premiação foi realizada no início de dezembro no Teatro Solar de Botafogo. A peça faz parte do livro “AVOAR”; adaptado de um cordel cuja montagem já está garantida para o próximo ano, com direção de Ivan Martins.

A obra conta a história de uma avó que, apesar da idade, tem sonhos e desejos. Ela ouve Roberto Carlos e não aceita ser deslocada do convívio da sociedade. O autor lança mão da ludicidade para fazer uma crítica e uma reflexão ao modo como tratamos nossos idosos; de que a vida precisa ser celebrada, não confinada em asilo, subjacente, à margem. E mostra ainda que temos muito a aprender com os idosos.

Para Paulo Moura, “A vó que voava” pode ser um pontapé inicial para inserir a formação teatral, principalmente, a literatura infantil, nos estudos de formação.

“Sou professor da área de pedagogia e há muito senti essa necessidade na formação de nossos alunos. Passar aos demais professores a importância dessa literatura para nossas crianças. Temos que reclamar a volta dos estudos da literatura infantil, seja através de linguagens de cordel ou poesia ou contação de histórias”, afirmou Paulo, que faz parte da Rede desde 2005.

O autor mostra ser possível a proposta com a adaptação de um cordel em peça de teatro ou em qualquer outro gênero literário.

“Esse prêmio me fortalece nessa busca. É como se eu dissesse 'veja que coisa legal!'. Mas a maioria dos meus alunos do interior nunca foi a um teatro. Entendo que tenho muito o que fazer ainda antes de me aposentar”, conta Paulo Moura, mestre e doutor em Literatura Comparada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

O desejo do professor é levar o teatro infantil definitivamente para as salas de aulas, juntando as suas duas paixões pela literatura e o teatro. Levar para o Isepam esse saber-fazer de uma ETE Martins Pena, também unidade da Faetec.

“Meu sonho é percorrer todas as unidades da Faetec, mostrando a importância da literatura aos professores e o quanto isso pode ajudar na formação de novos leitores, ampliando visão de mundo”, concluiu o professor, que já tem um projeto intitulado “A criança lê o livro”.

Assim como “A vó que voava”, que mostra que sonhos e o amor pela vida não envelhecem, o autor ousou levantar asas, decolando de Campos, para conquistar um dos mais prestigiosos prêmios teatrais do Brasil.