Presidente da Faetec recebe aluno da Rede que descobriu asteroide com apenas oito anos

Na tarde da última segunda-feira (19), logo após dar mais uma entrevista para um telejornal, Benjamin Araujo Correa Dutra, aluno do 1º ano do Ensino Fundamental, foi recebido pelo Presidente da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), Iranildo Campos, no prédio da Presidência, localizado no Campus de Quintino. O estudante foi destaque nos noticiários após encontrar um novo asteroide que orbita o Planeta Terra.

Acompanhado de sua família, o aluno do Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro (Iserj) recebeu os parabéns do gestor e pôde explicar um pouco sobre como foi sua “caça aos asteroides”. Foi sua curiosidade nata e o apoio de seus pais que o levaram até o projeto mantido pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

Durante a visita, Natali Araujo, mãe de Benjamin, fez questão de ressaltar a importância do encontro. “Não é simplesmente o Presidente receber o Benjamin. Vejo isso como um reconhecimento pelo o que o meu filho está trazendo de esperança para os outros alunos. O foco não é apenas o meu filho continuar fazendo, mas que ele também seja uma esperança e um incentivo para outros alunos da Rede”, afirmou.

Foi durante a 19° Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, realizada em Brasília, que Benjamim teve a oportunidade de interagir com expositores, conhecer foguetes e participar de jogos. Ao visitar o estande da Agencia Espacial Brasileira, sua mãe, Natali Araujo, foi informada que o órgão oferece cursos online e gratuitos.

Até o momento, o garoto de apenas oito anos já realizou o curso “Um voo pelo universo dos foguetes: teoria e prática”, voltado para a área de foguetes, satélites e sondas espaciais, área da qual o jovem Ben (como é chamado pela família) já pretende seguir no futuro.  Sobre o asteroide encontrado, ele será estudado pela NASA nos próximos anos e após o período, Ben poderá batizá-lo como pretende. “Vai se chamar Ben 1608”, declara o pequeno.