Aluno da FAETEC Ferreira Viana ganha medalha de Prata na Olimpíada de Matemática

Diego Pereira de Oliveira, aluno do curso Técnico de Mecânica da FAETEC Ferreira Viana, localizada no bairro Maracanã, recebeu o resultado da 11ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) com tranquilidade. Para ele, a medalha de prata na categoria Nível 3 apenas sinaliza que está no caminho certo para conseguir o seu objetivo: ganhar uma medalha de ouro na competição.

Além de Diego, 93 alunos de unidades da FAETEC foram premiados com menção honrosa na OBMEP que, neste ano, totalizou 17.970.745 inscrições, envolvendo 47.582 escolas todo o Brasil. Essa foi a terceira vez que ele participou do evento, organizado pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), que tem como objetivo incentivar o estudo da disciplina e revelar novos talentos. Logo na estreia, em 2013, Diego ganhou a medalha de bronze e, no ano seguinte, a primeira de prata.

– Sempre gostei de matemática e a premiação é um estímulo para continuar melhorando nos estudos. Têm também os professores de Matemática da escola, que são muito bons e sempre incentivam os alunos – garante Diego, que pretende, no futuro, cursar a Faculdade de Engenharia no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) ou no Instituto Militar de Engenharia (IME).

O presidente da FAETEC, Wagner Victer, afirma que participar de competições no estilo da OBMEP é uma forma de estimular os alunos a aprimorar seus conhecimentos e, em muitos caos, desenvolver projetos nos mais diferentes modelos.

– Esse mérito vem de um conjunto de ações, desde o esforço dos estudantes e dos professores, que acompanham os alunos em suas trajetórias por anos – disse Wagner Victer.

Para a coordenadora pedagógica da FAETEC Ferreira Viana, Madalena Thiry, por ser referência em cursos Técnicos da área de Exatas, a escola investe em vários projetos de reforço em Matemática, como os cursos preparatórios para a OBMEP e o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

– Acreditamos que a Matemática é fundamental na formação de nossos alunos – afirma Madalena Thiry.

Ao todo, 48.784 estudantes foram premiados na Olimpíada de 2015, sendo 500 com medalha de outro, 1.500 com a de prata, 4.501 com a de bronze e 42.283 com menção honrosa.

Estudos – Engana-se quem imagina que Diego Pereira de Oliveira passa horas debruçado sobre os livros. A rotina de estudos do medalhista da OBMEP consiste basicamente em prestar atenção às aulas, fazer anotações e revisar os conteúdos em casa, por, em média, uma hora por dia.

– Nos momentos de descanso costumo tocar violão, navegar pela internet ou me divertir com o cubo mágico e outros jogos que exercitam o raciocínio e a lógica – disse Diego.