Solução caseira: Aluno constrói sinal eletrônico de baixo custo

  

O cotidiano de uma escola é regido pelos sinais sonoros. Entrada, saída, intervalos de aula, refeições: não importa o que está marcado no relógio; o que vale é o disparo do alarme. Na FAETEC Henrique Lage, a responsabilidade de acionar o dispositivo está a cargo da equipe de inspetores, já sobrecarregada com outras atividades. Para resolver o problema e evitar atrasos, um grupo de alunos do curso de Eletrônica propôs à direção da unidade a construção de um equipamento com os horários de acionamento pré-estabelecidos.

- Já existem produtos com essa função no mercado, mas custam, em média, R$ 400,00 – conta Gabriel Borba, 18 anos, o único estudante a permanecer no projeto até o final.

Para baratear o equipamento, foi necessário “meter a cara nos livros” e manuais, além de pesquisar sobre componentes que poderiam ser substituídas por outros, mais simples. Em fase de teste final, o SAA (Sistema de Alarme Automatizado) custou R$135,00 e chegou a ganhar uma versão 2.0, com a possibilidade de incluir novos horários na programação. Se tudo correr como o cronograma, o aparelho será instalado ainda em dezembro.