Quatro peças teatrais produzidas por alunos da FAETEC Martins Pena estão em cartaz no Rio de Janeiro

 As apresentações acontecem no Planetário da Gávea, na Biblioteca Parque Estadual e nos Teatros Armando Costa e Luis Peixoto, sediados na FAETEC Martins Pena

"Nada Menos Que Muito", de Jô Bilac, é um dos espetáculos em cartaz dos alunos da FAETEC Escola de Teatro Martins Pena. Dirigido por Roberto Lima e Eduardo Gama, a primeira peça do recém-formado Carranca Coletivo faz sua última apresentação do ano, nesta sexta-feira, dia 11, no CCBB do Rio de Janeiro, dentro da programação da Mostra Estudantil de Teatro.


– O Carranca Coletivo traz diferentes histórias cujo endereço comum é o ser humano contemporâneo, atravessado por neuroses, medos e desejos – explica o diretor do espetáculo, Roberto Lima.

 

Inspirado no texto “Jogos de Massacre”, de Eugène Ionesco, alunos da FAETEC Escola Teatro Martins Pena apresentam a peça “Sobre Prisões e Janelas”.  Com direção de Cris Muñoz, o espetáculo fica em cartaz até o dia 20 dezembro, no Teatro Armando Costa, com apresentações todas as quartas-feiras, sábados e domingos, e tem entrada gratuita.

 

– A peça trata de diversas formas de violência sofridas pela população nos dias de hoje, sejam elas físicas ou afetivas, além de ter um cunho político e social. Embora tenha se utilizado a linguagem do Teatro do Absurdo, o texto é totalmente atual e cabível no sistema em que vivemos – ressalta a diretora Cris Muñoz, professora responsável pela dramaturgia junto aos alunos da Martins Penna.

 

“A Cantora Careca” estreia nesta terça-feira, dia 15, no Teatro Luis Peixoto, na sede da unidade. Escrito em 1949, o texto é mais uma obra do dramaturgo francês Eugène Ionesco, que será interpretada pelos alunos da FAETEC Martins Pena, até o dia 20 deste mês.

 

– É a desmitificação do teatro realista, com início, meio e fim, e a presença de herói. Nesta peça, nada disso existe. Na história, não há conflitos, os diálogos não fazem sentidos e os que os personagens dizem não têm relevância. O texto serve para questionar a percepção de um mundo em que as relações são muito superficiais – esclarece o professor e diretor, Luciano Loreiro.

 

Formada por ex-alunos da escola de Teatro Martins Pena, a Cia Usdubeco apresenta “Sangre”. A peça, inspirada no cinema do Espanhol Pedro Almodóvar, traz comédia, suspense e melodrama. A temporada ficará em cartaz até o dia 16 de dezembro, na Biblioteca Parque Estadual, e pode ser conferida todas às quartas-feiras, por um preço popular de dez reais.

 

Inspirado no cinema do Espanhol Pedro Almodóvar, o espetáculo fala de loucura, traição, vingança, luxúria, amor e ódio. Em um povoado entre aqui e adiante, uma trajetória do acaso interliga diferentes narrativas e o destino de suas personagens.

 

– Por ser a única instituição pública de ensino de teatro do Rio de Janeiro a oferecer gratuitamente o curso de arte dramática a nível técnico, a FAETEC vê nessas apresentações de formatura dos alunos a oportunidade de levar clássicos da dramaturgia para acesso de todos – destaca o presidente da Fundação, Wagner Victer.

 

 

Serviço: 

"Nada Menos Que Muito” 

Dia 11 de Dezembro, Sexta-Feira, às 19h
Entrada Franca (Senhas distribuídas 1 hora antes)
Centro Cultural Banco do Brasil - Teatro II

 

“A Cantora Careca”

Dia: 15 a 20 de Dezembro, às 19h, nos dias de semana, e às 18h no Sábado e Domingo

Entrada Franca (Senhas distribuídas 1 hora antes)
Teatro Luis Peixoto – FAETEC Escola de Teatro Martins Pena

 

“Sangre”

Dia: até 16 de Dezembro, Quarta-feira, às 12h30
Preço: R$ 10,00

Biblioteca Parque Estadual – Centro do Rio de Janeiro

 

"Sobre Prisões e Janelas "
Dia: até 20 de Dezembro, de Quarta-feira a Domingo, às x 21h
 e 20 h – domingo Entrada Franca (Senhas distribuídas 1 hora antes)
Teatro Armando Costa -  FAETEC Escola de Teatro Martins Pena