Estudantes da FAETEC se destacam na IX FECTI

Aplicar a informática como ferramenta no processo de aprendizagem. Com o mesmo objetivo, dois diferentes projetos de alunos de cursos técnicos da FAETEC ficaram em terceiro lugar na IX Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação do Rio de Janeiro (FECTI). Um jogo virtual de matemática, apresentado pela equipe da unidade Santa Cruz, concorreu na modalidade Interdisciplinar; enquanto a proposta de utilização da Plataforma Moodle no ensino presencial representou a unidade Paracambi, na área de Ciências Exatas e da Terra. O evento, que aconteceu nos dias 14 e 15 de novembro, na Quinta da Boa Vista, exibiu mais de 200 trabalhos, oriundos de 40 municípios do estado.

Orientados pela professora Luciane Moura, seis estudantes do segundo ano do curso técnico de Informática da FAETEC Santa Cruz criaram o Potencialize-se, jogo virtual que apresenta desafios simples do dia a dia, solucionados através de cálculos matemáticos. Com base na linguagem Java, a equipe desenvolveu desde o conceito do projeto à programação, incluindo as questões e os desenhos da interface.

- Ambientamos o jogo em uma escola e o dividimos em oito módulos, indo da sala de aula até a festa de formatura. Em cada um deles, o jogador encontra situações nas quais vai precisar da matemática para resolver o problema proposto. Elaboramos de forma que qualquer pessoa, independente de idade e formação, possa brincar, explica Lidiana Souza, de 16 anos.

Depois de se unir à Lidiana e aos colegas Júlia Costa, Mayla Victória, Marianna Baia e Thiago Godinho na equipe do Potencialize-se, Daniel Nevez, 17 anos, decidiu cursar a Faculdade de Ciências da Computação, assim que terminar o curso técnico.

- Ao participar desse trabalho extraclasse, tive a oportunidade de experimentar, na prática, os conteúdos das disciplinas e ter a certeza de que quero trabalhar nessa área. No próximo ano, pretendemos aprimorar as questões e disponibilizar o jogo na internet e para dispositivos móveis - conta Daniel.

O projeto, aliás, foi selecionado para a Conferência Internacional em Educação em Matemática, Ciência e Tecnologia, que será realizada em maio de 2016, na cidade de Konia, na Turquia. Para a professora Luciene Moura, o convite, assim como a boa colocação na X FECTI, representam a coroação do trabalho, que recebe quatro bolsas Jovens Talentos, da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro.

Alunos de Santa Cruz: jogo virtual para o ensino de Matemática

Reforço virtual - Igualmente apoiado pela Faperj, o projeto dos alunos do último ano de Informática da FAETEC Paracambi propõe a adaptação dos recursos da plataforma Moodle, muito utilizada no ensino a distância, para a modalidade presencial. A ferramenta permitiria que os professores disponibilizassem, em um mesmo local na internet, conteúdos complementares das disciplinas, como textos e audiovisuais, orientassem trabalhos finais e realizassem fóruns e chats, onde os alunos poderiam sanar suas dúvidas, por exemplo.

Na primeira etapa do projeto, a equipe, orientada pela professora Maria Luciene de Oliveira Lucas, realizou pesquisa junto ao corpo discente do curso técnico de informática da unidade. Foram aplicados 120 formulários, com 87 respostas positivas quanto à adesão ao uso da plataforma. Segundo Raphael Rodrigues Pereira, de 17 anos, o próximo passo da equipe será a realização de uma nova pesquisa para conhecer as expectativas dos professores e, depois, a preparação das primeiras “salas de aula virtuais”, customizadas de acordo com as demandas apuradas.

- Os conteúdos disponibilizados na internet não substituem as aulas, nem significam que o professor vai trabalhar mais horas. Nossa proposta é aproveitar melhor a carga horária e o material didático que o professor normalmente já prepara e não tem tempo de utilizar em sala – esclarece Wesley Mota de Oliveira Gomes, de 17 anos.

Rafaella Lessa dos Santos completa a equipe do projeto, primeiro colocado na Feira Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação de Paracambi, realizada em outubro. Em março de 2016, o trio ruma para São Paulo, participar da Feira Brasileira de Ciência e Tecnologia (Febrace), organizada na USP.

Equipe da unidade Paracambi pesquisa a utilização na plataforma Moodle no ensino presencial.