Moda Sustentável: Alunas da FAETEC criam empresa que estimula o consumo consciente com conceito upcycling de jeans e recebem Prêmio Jovens Empreendedores

Dizem que o jeans nunca sai de moda. Mas como reinventar tendências em um mercado tão competitivo? Qual o papel da moda na vida das pessoas? E de que forma é possível contribuir para um planeta mais sustentável? Foi respondendo a essas e outras perguntas que a empresária Isabela Maria Rodrigues, de 21 anos, criou a micro empresa Mig Jeans, que recebeu nesta quarta, dia 20, o selo Shell Iniciativa Jovem de Empreendimento Sustentável.

 

Foto: Divulgação

 

Formada pelo curso Técnico em Produção de Moda da Fundação de Apoio à Escola Técnica (FAETEC), ela e as amigas Mayra Sallie e Luana Depp desenvolveram ainda no ateliê de estudos da unidade localizada na Zona Norte do Rio, o que viria a se tornar a principal fonte de renda das estudantes.

Segundo Isabela, desenvolver potenciais pensadores sobre a questão da sustentabilidade pode não só abrir novos mercados, mas também criar futuros empreendedores mais conscientes.

– A FAETEC foi muito importante para que conseguíssemos criar a disciplina do que é ser um empreendedor. A parte prática de criar a marca e desenvolve-la, por exemplo, foi fundamental para que chegássemos até aqui. Escolhemos a linha sustentável e lembro que à época, a Mayra conseguiu um carrinho de supermercado, pintamos todo de verde para expormos as peças e pensamos em cada detalhe. A formação foi o início de tudo – conta a ex-aluna que recentemente também ganhou o primeiro lugar no Prêmio de Sustentabilidade - Paraty Eco Festival e Juventude Criativa do Rio.

A transformação da matéria-prima, jeans e tecidos em geral, acontece através da customização e o reaproveitamento de peças que antes estavam em desuso, e passam a atender necessidades de mercado. Para Mayra Sallie, de 23 anos, o diferencial está nas ações empresariais que envolvem o pensamento coletivo.

– Na oficina de customização são utilizadas técnicas de reaproveitamento, como por exemplo, a upcycling, conhecida mundialmente por agregar mais valor a produtos obsoletos. Como é um trabalho artesanal, garantimos mais qualidade, conforto e um acabamento personalizável. Sem dúvida é um diferencial, porque o nosso público além de muito consciente com a causa ambiental também busca o bem-estar na forma como se apresenta para o mundo – ressalta a jovem, responsável pela parte criativa dos projetos.

O marketing sustentável também é outra preocupação das alunas desde o planejamento estratégico do empreendimento. Nas feiras e eventos que participam, elas propõem a doação de roupas antigas, em troca de desconto em peças exclusivas das novas coleções.