O Dia Internacional da Síndrome de Down é comemorado na FAETEC por meio da inclusão no mercado de trabalho

O Dia Internacional da Síndrome de Down será comemorado com muito trabalho pelos jovens Johnny Costa e Argicilan dos Anjos. Os estudantes da escola Favo de Mel, unidade de referência no atendimento a pessoas com necessidades especiais da FAETEC, conquistaram recente o seu primeiro emprego e já utilizam sua experiência para motivar e orientar quem está ingressando no mercado de trabalho.

Os alunos Johnny Costa e Argicilan dos Anjos trabalham como jovens aprendizes na Cedae. A contratação surgiu de uma parceria entre a FAETEC e a companhia para promover a empregabilidade de jovens com Síndrome de Down. Foram selecionados 10 estudantes para atuarem nas funções de auxiliar administrativo nas áreas de administração, contabilidade, financeira, informática, comercial e jurídica da companhia.

 

Foto: Bruno Barreto / FAETEC

– É mais do que uma política inclusiva. Essa empregabilidade quebra preconceito e permite maior aproximação desses jovens, antes marginalizados, à rotina das pessoas em geral, como conciliar emprego, estudo e tarefas domésticas – garante o presidente da FAETEC, Wagner Victer.

Os jovens não são os únicos qualificados para o mercado de trabalho na FAETEC. Cerca de 70% dos 210 estudantes atendidos pela Favo de Mel são capacitados para atuar no setor de serviço. Eles estão trabalhando nas Redes do Outback, McDonald’s, Habib’s, Prezunic e em empresas que prestam serviços para a Fundação, entre outras.

Além disso, os alunos estão sendo preparados para atuar nos Jogos de 2016. Dos 10 mil postos de trabalho reservados aos estudantes da FAETEC, previstos na parceria entre o Governo do Estado e o Comitê Olímpico, uma parcela será ocupada por jovens atendidos pela Favo de Mel. Eles são qualificados nos cursos de Auxiliar de Cozinha, Contínuo, Cumin e Serviços Gerais.

Jovens com Síndrome de Down dão orientações para o mercado de trabalho

E as conquistas dos jovens não param por aí... O empenho de Johnny Costa e Argicilan dos Anjos foi identificado pelo Programa Pessoa com Deficiência do Centro de Integração Empresa Escola (CIEE). Eles foram convidou a ministrar palestra sobre a atuação de pessoas com Síndrome de Down no mercado de trabalho aos profissionais da organização e aos novos jovens aprendizes.

Uma dessas ações de sensibilização ocorreu na última sexta-feira, dia 19, no Centro de Integração Empresa Escola. Os alunos trataram das dificuldades que enfrentaram no início da carreira, sua rotina diária e os resultados que obtiveram ao longo da vivência profissional.

Atualmente, no Brasil, uma Lei Federal estabelece que empresas com mais de 100 empregados são obrigadas a preencherem de dois a cinco por cento de seus quadros de funcionários com beneficiários reabilitados ou pessoas com deficiência.

– É preciso quebrar alguns paradigmas, e as ações de sensibilização nas companhias é o preciso passo – destaca a diretora da Favo de Mel, Sônia Mendes.