Vem aí a Semana de Arte e Cultura da FAETEC – EAT Paulo Falcão, em Nova Iguaçu

De 25 a 29 de abril, a FAETEC – EAT Paulo Falcão, localizada em Nova Iguaçu, realiza a Semana de Arte e Cultura em homenagem ao Dia da Baixada Fluminense e ao aniversário da unidade. Exibição de filme, rodas de conversas, exposição, oficinas, dança, sarau e performance circense, com algumas participações especiais, marcarão as atividades do evento “Território Baixada Na Formação Da Cidadania - O Novo Olhar Cultural Sobre A Baixada”.

A Semana de Arte e Cultura será aberta, no dia 25, com a exibição do filme Palavra Encantada. Sob a direção de Helena Solberg, o documentário retrata uma viagem na história musical brasileira, destacando grandes nomes nacionais e promovendo um paralelo entre a poesia e canções dos mais diversos gêneros. O filme conta com a participação de Antônio Cícero, BNegão, Chico Buarque, , Jorge Mautner, José Miguel Wisnik, Lirinha (Cordel do Fogo Encantado), Lenine, Maria Bethânia, Martinho da Vila, Tom Zé, entre outros, e resgata momentos sublimes de Dorival Caymmi, Caetano Veloso e Tom Jobim.

Na programação, estão previstas rodas de conversa sobre “O Papel da Cultura no Processo Educacional”, “Discriminações Étnicas (Negro e Índio)”, e “Cultura na Baixada: os impasses e as dificuldades para quem produz e para quem a utiliza”. O encerramento do evento será marcado com a inauguração da Sala de Leitura e Pesquisa Moduan Matus; e Oficinas de Turbantes e de Maquiagem com as alunas da Paulo Falcão, além de recreação para crianças e adolescentes.

Homenageando também o dia da Dança, haverá apresentações de Bolero, Dança do Ventre, Jazz Contemporâneo e Jump. Um Sarau de Poesia com o coletivo Fulanas de Tal (Nova Iguaçu), e uma performance Circense com o Centro Experimental de Teatro e Arte do município completarão o encontro. Ao longo da semana, exposições ainda ficarão dispoíveis para o público, sendo duas fotográficas sobre a Baixada Fluminense, com imagens de Paulo Santos e de Mazé Mixo, e uma mostra de fantasias & adereço produzida por alunos da unidade.