FAETEC participará do revezamento da Tocha Olímpica Rio 2016

Três professores da FAETEC que são exemplos em suas carreiras profissionais e uma aluna da Fundação farão parte do time que carregará a Tocha Olímpica Rio 2016. Maria Cristina Lacerda, ex-presidente da FAETEC; Sônia Mendes, diretora da Escola Especial Favo de Mel; Davi Chaves, professor de Educação Física da mesma unidade, e Gabriella Lopes, estudante da unidade Ferreira Viana, terão a honra de representar o estado do Rio de Janeiro nesta grande cerimônia esportiva.

Ao todo, serão cinquenta servidores do estado participando do revezamento da Tocha Olímpica. Nesta quinta-feira, dia 5, todos foram homenageados pelo Governo do Estado e souberam detalhes do percurso deste símbolo dos Jogos Olímpicos, que percorrerá 26 estados e a capital do Brasil até chegar ao Rio de Janeiro, em agosto, início da Olimpíada. De acordo com os critérios de seleção, os participantes deveriam demonstrar uma ação, comportamento ou atitude que tenha impactado positivamente o ambiente de trabalho ou serviços prestados à população.

A trajetória profissional na área da Educação da professora Maria Cristina Lacerda, por exemplo, começou em 1968, convivendo com crianças que não conseguiam aprender, seja por dificuldades sociais ou por algum tipo de deficiência. Em 1996, ingressou na FAETEC, sendo a 1º colocada no primeiro concurso público da Fundação. Trabalhou durante anos na Escola Favo de Mel. Em 2014, chegou à presidência da FAETEC.

A professora Sônia Mendes está na direção da Escola Especial Favo de Mel desde 2013. O objetivo da unidade é oferecer qualificação profissional e capacitação e incluir alunos com deficiência intelectual no mercado de trabalho. Diversos estudantes já foram contratados para atuar em importantes empresas e tiveram melhorias em seu convívio pessoal e profissional por conta da atividade que começaram a desenvolver.

Foto: Felipe Corrêa/FAETEC

 

Selecionados da FAETEC terão a honra de representar o Rio de Janeiro nesta grande cerimônia esportiva 

Já o professor de Educação Física, Davi Chaves, que é do corpo docente da mesma Favo de Mel, estimula, em suas aulas, a integração dos pais e seus filhos e os valores do esporte, como amizade, perseverança e espírito de equipe. Desenvolveu um projeto que incentiva o esporte de alto rendimento, em que é estimulada a prática competitiva inclusiva dos alunos com deficiência intelectual, levando-os a serem atletas profissionais.

A estudante Gabriella Lopes, da FAETEC Ferreira Viana, também terá a responsabilidade e a emoção de conduzir a Tocha Olímpica dos Jogos Rio 2016.

– A FAETEC possui muitos profissionais com trajetórias semelhantes a esses servidores selecionados. Acredito que durante o revezamento da Tocha Olímpica, os três serão porta-vozes de vários outros professores, funcionários e alunos da Fundação – disse o presidente da FAETEC, Wagner Victer.

O revezamento da Tocha Olímpica também passará por profissionais de outros órgãos da Administração Estadual, como a Cedae, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Secretaria de Saúde, entre outros.