Oficina sensibiliza profissionais sobre atendimento a pessoas com deficiência

O evento visa capacitar profissionais e voluntários para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos

Mitos, realidades e limites na convivência com pessoas com deficiência foram temas abordados durante evento organizado pelo programa FAETEC Inclui, quarta, 25 de maio, no auditório da Unidade Favo de Mel, em Quintino. Criado especialmente para voluntários e profissionais que devem atuar durante as Olimpíadas, a oficina contou com a apresentação do grupo de capoeira adaptada da FAETEC Santa Cruz e depoimento de atletas da própria Favo de Mel, além de palestras de profissionais especializados em acessibilidade.

Fotos: Felipe Corrêa

Alunos de capoeira adaptada da FAETEC Santa Cruz.

Vitor Paradizzo, agente do programa Lei Seca, resolveu se inscrever motivado pelo contato diário com colegas de trabalho cadeirantes. Ele se ofereceu como voluntário para, com os olhos vendados, passear pelo auditório guiado pela professora Elizabete Canejo, que é deficiente visual. “Gostei muito da experiência. Tive a percepção de como a pessoa com deficiência se sente e aprendi muito como lidar, ter mais cuidado, com ela”, diz Vitor.

Vitor Paradizzo, de máscara, é ampaado por Elizabete Canejo.

Patrícia de Oliveira Cruz também aprovou a iniciativa e prometeu multiplicar os conhecimentos adquiridos durante o encontro junto aos outros funcionários do hotel onde ela trabalha como Relações Humanas. “Nosso hotel fica próximo ao aeroporto Tom Jobim, no Galeão, e queremos nos preparar para o atendimento a possíveis hóspedes com deficiência. Além disso, as dicas de hoje vão aprimorar o acolhimento dos cinco colaboradores com deficiência que já integram a nossa equipe”, afirma Patrícia.

_ Durante muito tempo, pessoas com deficiência eram escondidas, alijadas da sociedade _ destacou Cristina Mascaro, coordenadora da Divisão de Inclusão da Faetec. _ Hoje entendemos que todos somos incapazes para algumas coisas e capazes para outras _ defendeu a educadora, citando como exemplos o físico britânico Stephen Hawking, que sofre de esclerose lateral amiotrófica, e Christopher Reeve, ator americano que interpretou o super-homem no cinema e, depois de um acidente que o deixou paralisado, se destacou como apoiador da pesquisa para tratamentos para cura de lesões medulares da espinha dorsal.

O encontro contou com tradução simultânea para Libras, incluindo os atletas da Favo de Mel.