FAETEC e Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude lançam parceria que promoverá quase mil vagas em áreas de UPPs

Oportunidades serão no Programa Caminho Melhor Jovem, para estudantes que residem em comunidades sob processo de pacificação

 

Numa cerimônia voltada para adolescentes, moradores de comunidades sob intervenção das Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs), foi celebrado o início da parceria entre a Fundação de Apoio à Escola Técnica (FAETEC), por meio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), com a Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude (SEELJE), para a realização do programa Caminho Melhor Jovem, que a partir de agora qualificará cerca de mil estudantes em cursos de Idiomas, Fotografia, DJ e Grafitti.

O evento, realizado na última segunda-feira, 1º, na Sala Cecília Meireles, Centro do Rio, contou com a presença de dezenas de adolescentes, além de educadores e autoridades. No local, o clima de otimismo era expressado pela palavra ‘oportunidade’, citada em todos os discursos.

– Conversamos muito sobre a crise que vivemos e, para vencê-la, é preciso diversificar a economia. Esta parceria nos permitirá ter um olhar mais contemporâneo, moderno sobre as necessidades dos jovens. Isso funcionará como um abre-alas para outros tipos de cursos e modernizará a própria FAETEC. O céu é o limite para quem se prepara. As oportunidades virão – afirmou o presidente da Fundação, Tande Vieira.

Financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o programa Caminho Melhor Jovem busca a inclusão social e a transformação da realidade de pessoas de 15 a 29 anos, residentes nos territórios com UPPs ou em processo de pacificação, nas comunidades do Alemão, Cantagalo, Cidade de Deus, Fumacê, Jacarezinho, Mangueira, Mangueirinha, Manguinhos, Maré e Penha.

– Estamos tomando esta iniciativa importante neste momento de dificuldade. Um projeto que já tem a sua capilaridade nas comunidades como o Caminho Melhor Jovem precisava dessas atividades complementares na Qualificação Profissional, que é a especialidade da FAETEC. A tendência, inclusive, é de ampliação na oferta dessas oportunidades no futuro. Já estamos estudando possibilidades – destacou o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Gustavo Tutuca.

Com a parceria entre a FAETEC, SECTI e SEELJE, os jovens selecionados no programa terão acesso a cursos de Idiomas (Espanhol e Inglês) nas sedes do Caminho Melhor Jovem, com duração de seis meses; além de Grafite, DJ e Fotografia, no campus da FAETEC Quintino, com extensão que varia de quatro a cinco meses.