Faetec recebe candidatos sorteados para as matrículas nos cursos profissionalizantes

Os sorteados para as 50 mil vagas para os cursos profissionalizantes gratuitos da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), instituição vinculada à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, têm até o meio-dia do próximo sábado (27/08) para fazer a matrícula em uma das 100 unidades da Faetec em todo o estado. Nesta semana, a unidade localizada no bairro de Quintino Bocaiúva, zona Norte do Rio, recebeu diversos candidatos para inscrições nos mais variados cursos.

Entre os corredores e salas de preenchimento de fichas, histórias de vida, superação e força de vontade ganharam novas perspectivas na conquista de boas oportunidades. O morador de Nova Iguaçu Thalis Natanael, de 16 anos, veio acompanhado da mãe, Edileia, para ingressar, pela primeira vez, no "tão sonhado" curso de música, com formação como tecladista.

– Eram apenas duas vagas. Eu consegui me matricular e, agora, pretendo realizar meu sonho de infância que é ser músico. Serão dois anos de determinação, mas tenho uma família que sempre me apoiou e isso é muito importante. Sinto-me realizado com esse primeiro passo – vibrou o jovem.

Foto: Felipe Corrêa / FAETEC

Thalis Natanael, de 16 anos, fará seu primeiro curso na Faetec

Por falar em família, o casal Sérgio e Daniele Araújo também esteve na unidade para dar continuidade ao projeto Palavras Urbanas, que, através do curso de Contador de Histórias, poderá ter suas atividades ampliadas. Desde 2006, eles e os dois filhos organizam peças de teatro para moradores de rua e crianças de regiões carentes nos arredores do bairro de Marechal Hermes, onde moram.

– Eu me inscrevi no curso de Contador de Histórias, algo que já estava procurando há bastante tempo. Assim que eu terminar, é possível que a minha mulher faça também e, depois, meus filhos. Nossa intenção é transformar vidas por meio do amor e da arte – disse Sérgio.

Sérgio Araújo busca a formação de Contador de Histórias

A oportunidade de traçar uma nova direção para sua vida fez com que a dona de casa Maria de Lourdes Brezolini, de 54 anos, encontrasse no curso de Corte e Costura um meio para colocar em prática habilidades que todos já admiravam, mas que ficaram escondidas por anos.

– A Faetec é uma instituição em que tenho confiança e sei que posso descobrir o meu potencial. As pessoas acreditam mais no meu trabalho do que eu mesma. Perdi o meu marido recentemente e isso me abalou muito. Então, o convívio com outros profissionais, além de me trazer oportunidades de emprego, deixa minha mente ocupada com uma atividade que gosto de trabalhar. Será minha fonte de renda – explicou Maria.

Para fazer a matrícula, os sorteados devem levar o documento de identidade original, o CPF e os comprovantes de residência e escolaridade à unidade escolhida ao se inscreverem para o sorteio. As aulas começam no dia 29 de agosto. Ao todo, 130 mil pessoas estiveram habilitadas para pleitear as 50 mil vagas oferecidas. Entre os cursos disponíveis, estão Assistente Administrativo, Assistente Financeiro, Auxiliar de Cozinha, Autocad, Cabeleireiro, Confeiteiro, Depilador, Salgadeiro e Vendedor.