Feira de Ciência e Tecnologia na Colômbia premia alunos da Faetec de Saquarema

Jovens da Escola Técnica Estadual Helber Vignoli Muniz conquistaram primeiro lugar com produção de energia através de plantas 

 

Produzir energia elétrica limpa e barata. Foi com essa façanha que alunos da Faetec Helber Vignoli Muniz, em Saquarema, na Região dos Lagos, conquistaram o primeiro lugar da Feira Centro de Investigación y Emprendimiento Francisco Watson, realizada em Valledupar, na Colômbia. Os estudantes Mathias Carvalho, Matheus Carvalho e Nathan Oliveira, todos com 17 anos, descobriram como extrair carga elétrica da fotossíntese de terra e mato comuns, como o esterco e a tiririca (vegetação que cresce em terrenos baldios e beira de ruas), a partir da técnica conhecida como fito-eletricidade.

– No primeiro experimento, realizado com cinco bromélias, os alunos conseguiram produzir energia elétrica suficiente para alimentar pilhas. Com o avanço das pesquisas, o trio descobriu que a quantidade de bactérias e fungos, bem como o tipo de solo e de planta, melhoram a produção de corrente elétrica. Agora, é possível gerar energia satisfatória para alimentar lâmpadas de LED – explica a orientadora do projeto, a professora Aline Martins.

 

 

A técnica que consiste em transformar os elétrons liberados durante o processo de fotossíntese das plantas em energia elétrica não é novidade. Mas, o sistema tem ganhado força no mundo com diversas variações das pesquisas. Dessa vez, foram os alunos da Faetec que identificaram nas plantas e no solo típicos do território nacional meios de ampliar a geração de eletricidade de forma limpa e sustentável.

– Hoje, podemos afirmar que um solo com grande percentual de micro-organismo e retenção de água é a nossa melhor fonte de energia elétrica. Já as plantas do sistema C4, como a tiririca, são as que demostram melhor resultado, aumentando a geração de corrente elétrica – esclarece o estudante Mathias Carvalho.

Um dos objetivos do projeto é incentivar o plantio em regiões urbanas das cidades para ampliar a geração de corrente elétrica. Para os jovens pesquisadores, com a técnica de fito-eletricidade, pessoas sem acesso à eletricidade poderão usufruir de energia a partir de plantações e jardins.

 

 A equipe brasileira de pesquisa é formada pelos estudantes Mathias Carvalho, Matheus Carvalho e Nathan Oliveira e pela orientadora Aline Martins 

– É muito gratificante para a instituição perceber que o ensino da Faetec possibilitou as ferramentas para que esses alunos conquistassem um prêmio importante em uma feira internacional. São os nossos talentos ganhando o mundo – comemora o presidente da Faetec, Tande Vieira.

Intercâmbio cultural e pedagógico

O evento da Colômbia foi organizado para incentivar o desenvolvimento de jovens cientistas latinos. Com a conquista do primeiro lugar, o trio da Faetec garantiu participação na Feira Ciência e Vida, que acontecerá, em 2017, na Argentina. O projeto conta com o apoio da Faperj.

– O sistema de fito-eletricidade poderá ser aplicado em qualquer ambiente e pessoas comuns poderão construir miniusinas em casa. A ideia é que este processo em grande escala possa gerar energia suficiente para atender ambientes industriais e residenciais, a partir de hortas e telhados verdes – diz o aluno Nathan Oliveira.