Dia do Idoso: alunos da Faetec prestam atendimento de saúde em asilo

Alunas do curso de Especialização em Enfermagem do Trabalho visitam casa geriátrica em Guadalupe e levam doações


A costumeira calmaria da Casa Geriátrica São Mateus foi estremecida nesta terça-feira (27/09), Dia Nacional do Idoso. Isso por conta da visita de alunas da Escola Técnica Estadual (ETE) de Saúde Herbert José de Souza à instituição, localizada em Guadalupe, na Zona Norte do Rio. Mais importante do que os donativos arrecadados pela unidade da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) e pelo serviço de saúde prestado aos idosos, a turma do segundo módulo do curso de Especialização em Enfermagem do Trabalho levou alegria aos 78 moradores da instituição.

 

Foto: Felipe Corrêa / Faetec

 

 

- Cantar, dançar e dar atenção são ações que fazem toda a diferença para quem mora em uma casa geriátrica - contou Luana Karen dos Santos Barbosa, de 25 anos. Mesmo tendo contato com idosos em seu cotidiano como técnica em Enfermagem, ela afirmou que a experiência a fez pensar na importância de estar disponível para dar mais atenção aos mais velhos.

Luana foi uma das que, na roda formada por idosos e alunas, entoavam as canções de fundo para a performance de Eunice Oliva de Aquino, de 79 anos. Se não fosse por uma lesão do fêmur, garantiu a aposentada, a dança “ficaria ainda melhor”. Uma das residentes mais animadas, Eunice está passando apenas uma temporada na São Mateus, enquanto espera a alta do ortopedista para voltar para casa, na Tijuca, onde mora com a família.

 

 

- Tem gente que só quer viver no mar de rosas, mas os espinhos também existem. Mesmo com os problemas, temos que levar a vida assim, na brincadeira - ensinou a aposentada.

Hóspede da casa geriátrica há 13 anos, Gilberto de Almeida, de 77 anos, contou que fez vários amigos no local e elogiou o tratamento dispensado pelos funcionários da instituição. Apesar de já ter experiência na área, a aluna da Faetec Eliane da Silva Guimarães, de 48 anos, ficou emocionada com a recepção dos idosos. Para ela, ações como a da escola técnica demonstraram que a promoção da saúde também envolve oferecer atenção e carinho aos pacientes.

A diretora da ETE de Saúde, Teresa Vasquez, também participou da atividade, que contou ainda com a aferição de pressão e a verificação de glicemia dos idosos e a entrega de itens de higiene como donativos. As alunas conseguiram arrecadar produtos como pastas e escovas de dente, xampus, fraldas, talcos e papéis higiênicos, dentre outros.