Palestra sobre Educação Financeira mobiliza alunos da ETE Ferreira Viana

 

Ensinamentos sobre o valor do dinheiro e como poupar desde cedo fizeram parte da aula ministrada pela coordenadora de Educação da CVM, Marise Torres

 

A Escola Técnica Estadual (ETE) Ferreira Viana, no Maracanã, zona Norte do Rio, recebeu, na última terça-feira (18/10), profissionais da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) ligados à área financeira para uma palestra. A coordenadora de Educação Financeira, Marise Torres; o analista e planejador Financeiro, Júlio Dahbar; e a pedagoga Débora de Souza apresentaram uma aula com o tema "Da Música às Finanças: Matemática, a Linguagem do Universo". Cerca de 220 alunos lotaram o auditório.

 

Eles tiveram a oportunidade de discutir gastos financeiros, valor do dinheiro e impacto da Matemática na vida das pessoas. Para transformar a matéria em um tema interessante para os jovens, Marise simplificou a linguagem financeira:

 

- Os números estão em toda parte: nas bandas de rock, no mundo das finanças, nas redes sociais, na natureza, na mesada. Parece até que tudo ao nosso redor é feito deles! Nesse nosso passeio pelo Reino dos Números, vamos entender o que levou o grande cientista Galileu a afirmar que a Matemática é a linguagem com que Deus escreveu o Universo - ressaltou.

 

Meu pé-de-meia

 

A palestra tornou a Matemática algo fácil de entender e fez com que os alunos tivessem interesse na apresentação. Durante o evento, houve também a divulgação do 2º Concurso Cultural Meu Pé-de-Meia (veja mais: http://www.investidor.gov.br/menu/Menu_Academico/Concurso_Cultural/Meu_Pe_de_Meia.html), além de um bate-papo sobre Educação Financeira da infância à maturidade, passando pela adolescência - fase em que os jovens passam a fazer compras sozinhos.

 

A diretora da ETE Ferreira Viana, Andrea Reis, fez a abertura do evento, que contou ainda com a presença de Maria Cristina Lacerda, assessora da Presidência da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), e do diretor de Educação de Ensino Superior da Faetec, Fernando da Silva Mota.