20 anos da Favo de Mel: inclusão e dedicação marcam a história da escola

 

Unidade da Faetec localizada em Quintino, Zona Norte do Rio, tem alunos que cresceram nas salas de aula e se qualificaram para o mercado de trabalho

Única escola pública do país dedicada exclusivamente a pessoas com deficiência intelectual, a Favo de Mel, da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), completa, nesta quarta-feira (26/10), 20 anos de funcionamento. Voltada para a formação profissional e a inclusão, a unidade, que fica em Quintino, zona Norte do Rio, destaca-se até hoje como referência não só por seu pioneirismo, mas também pela qualidade na formação dos alunos.

Um deles, Josué Guedes de Lima, de 28 anos, cresceu com a escola. Ele entrou para a Favo quando tinha apenas oito anos de idade. Neste tempo, tem aproveitado todas as oportunidades oferecidas para seu desenvolvimento intelectual, garante sua mãe, Jeane Lima.

– O desenvolvimento do Josué me deixa muito orgulhosa. Ele é independente. Já trabalhou como Auxiliar de Escritório e tudo o que faz é com muita vontade de aprender - reconhece a dona de casa.

                                      O aluno Josué Lima estuda na Favo de Mel desde os oito anos de idade (Foto: Arquivo pessoal)

 

Novo olhar

O sucesso da Favo de Mel pode ser medida também pelos profissionais que acompanharam a trajetória da instituição desde o início. Uma das primeiras professoras, Alzeni de Carvalho Santana relembra o início da carreira e avalia o trabalho que, segundo ela, ressignificou seu olhar diante da vida.

– Na época, eu nem pensava em atuar com educação especial. Quando cheguei na Favo, fiquei chocada com algumas histórias que conheci e, depois que comecei a trabalhar de verdade, passei a amar o que faço - diz Alzeni, que, atualmente, dá aulas no curso de Auxiliar de Reprografia (Xerox).

Outros cursos de qualificação profissional oferecidos são os de Auxiliar de Aderecista, Cumim (Auxiliar de Cozinha), Serviços Gerais, Jardinagem, Auxiliar de Escritório (Contínuo) e Garçom.

– O amor é sempre o fio condutor de todos os profissionais que trabalham com essas pessoas muito especiais em nossas vidas – ressalta a diretora da escola, Sônia Mendes.

Para o presidente da Faetec, Tande Vieira, ter a Favo de Mel na Rede Faetec é um privilégio:

– Aprendemos diariamente com os cerca de 220 alunos que temos na escola. É muito emocionante ver a superação de todos eles - comenta.

 Uma das pioneiras da Favo de Mel, professora Maria Cristina Lacerda viajou para os EUA em premiação da Favo (Foto: Felipe Corrêa)

 

História

A trajetória de 20 anos de sucesso da Escola de Educação Especial Favo de Mel é cercada por histórias de superação e resistência. Nas paredes da instituição localizada no bairro de Quintino Bocaiúva, Zona Norte do Rio, encontram-se os mais diversos prêmios de Qualidade Educacional, entre eles a certificação ISO 9002, selo de padrão internacional. 

Esse reconhecimento advém de um trabalho conjunto entre a equipe pedagógica e os mais de 60 profissionais técnicos que integram a Favo, uma das primeiras instituições públicas no Brasil a formar pessoas com deficiência intelectual para o mercado de trabalho. 

Criada em 1996, a escola tem como uma das pioneiras a professora Maria Cristina Lacerda, ex-presidente da Faetec. Hoje, Cristina é assessora Especial da Presidência e lembra com saudades das histórias da Favo de Mel. 

– Em 2002, lembro que recebemos o Prêmio de Referência em Gestão Escolar, nos níveis estadual e nacional. Essa premiação levou a gente para participar da International Visitor Program of the United States, e tive a honra de representar a Favo nos Estados Unidos – conta.

Diretora da Favo de Mel, Sônia Mendes reencontra o aluno Josué Guedes de Lima (Foto: Bruno Barreto)