Primeiro curso técnico de manutenção de elevadores do país já tem alunos empregados

Aulas, que começaram há seis meses, tiveram 26 estudantes. Dos 24 que se formaram, 14 já estão empregados em diversas empresas do setor

Há seis meses, a Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) inaugurava o primeiro curso de especialização Técnica de Nível Médio em Eletromecânica de Manutenção de Elevadores gratuito do país. A formação, que, até então, só poderia ser oferecida por empresas privadas de forma segmentada, passou a compor a grade da unidade de Deodoro, na Zona Oeste do Rio, e recebeu apoio do Sindicato das Empresas de Conservação, Manutenção e Instalação de Elevadores do Estado do Rio (SECMIERJ). Dos 24 alunos que se formaram neste mês, 14 saíram da sala de aula com emprego garantido. 

Ao todo, 26 estudantes oriundos dos cursos de Mecânica Industrial, Eletrotécnica, Eletromecânica, Automação Industrial e Manutenção Metro-ferroviária fizeram o curso, entre mais de 300 inscritos - foram escolhidos os que apresentaram as maiores notasDurante seis meses de aula, os estudantes receberam uma bolsa-auxílio no valor de R$ 650,00 para o período de estágio, além de vales transporte e alimentação e seguro de acidentes pessoais. 

Dos 24 alunos que terminaram o curso, 14 - cerca de 60% - já estão empregados no mercado de trabalho. E, nesse universo bastante masculino, cinco mulheres se destacaram, sendo que quatro delas já estão contratadas. 

Parceria

Segundo o diretor da Faetec de Deodoro, Roberto Willians Santana, a Escola Técnica de Transportes Engenheiro Silva Freire é a primeira do estado especializada na área de transporte sobre trilhos e a oferecer um curso que possui metodologia Dual (aprender fazendo), onde os alunos foram submetidos a exercícios práticos dentro das empresas parceiras. 

Para o presidente da Faetec, Tande Vieira, a formação é um divisor de águas para os futuros profissionais da área de manutenção. 

- Conquistar uma especialização que está na vanguarda do setor torna esse estudante um profissional que qualquer empresa quer ter em seus quadros. É necessário que tal mão-de-obra seja valorizada e receba formação adequada com as demandas do mercado – avaliou. 

Currículo

Formada em Mecânica, Gisele Avelino está muito satisfeita com o curso. Ela sonha em crescer na profissão e, depois, conquistar mais espaços que fortaleçam o currículo nessa área

– A Faetec foi muito importante para que eu conseguisse o meu emprego. Essa especialização e a finalização do curso com contrato assinado por uma empresa estão me proporcionando uma grande realização na vida profissional. Assim, tenho certeza que vou conquistar melhores e mais oportunidades no futuro – diz. 

Até o fim do ano, todos os estudantes receberão a certificação do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-RJ), registrada na carteira de trabalho.