Festival realizado por alunos da Faetec destaca literatura do subúrbio

Evento também vai oferecer aos participantes várias atividades culturais nas áreas da música, fotografia, grafite e teatro

 

Para fechar o ano de 2016, alunos do Curso Técnico em Eventos da Escola Técnica Estadual (ETE) Adolpho Bloch, unidade da Faetec em São Cristóvão, zona Norte do Rio, realizam, nas próximas quinta (08/12) e sexta-feira (09/12), o Festival Cria da Rua. Idealizado e produzido pelos próprios estudantes, o evento, que começa às 15h, engloba diversas linguagens do meio urbano, com foco na Literatura Marginal, além de fazer com que os participantes reflitam sobre problemas sociais. O Cria da Rua acontece na Arena Cultural Dicró, na Penha.

 

O projeto será marcado por várias atividades, todas com entrada gratuita. A programação (ver abaixo) está recheada de uma série de eventos, como bate-papo literário, flashmob de dança e oficinas de grafite. Haverá também recital de poesia de favela (slam poetry), exposição fotográfica, declamação de poemas independentes e a peça teatral "Salve ela!" (sobre a história da escritora e ex-catadora de lixo Carolina Maria de Jesus).

 

Uma grande roda cultural com vários debates e participação do público presente também está prevista.

 

Grafite, dança e poesia

 

Atrações bastante aguardadas, Nyl MC, Écio Salles (idealizador da Feira Literária das Periferias, a Flupp) e o grafiteiro DROP vão ministrar diversas oficinas, como a de arte com grafite em tapumes. Outro ponto alto dos dois dias de evento será a atuação de alunos, em uma espécie de "batalha-poética", declamando poesias de favela, a slam poetry.

 

Participam dessa atividade Gabriel Henrique e Carol Cuba, estudantes da ETE Adolpho Bloch que venceram a etapa Slam Colegial, realizada pela Flupp, e Evandro Lima e Guga Caldwell, competidores com trajetórias profissionais no circuito estadual de slam poetry.

 

No encerramento, o Grupo Florescer, composto por alunos do Curso Técnico em Dança da Faetec, vai apresentar um flashmob, em um espetáculo que passa por vários estilos da música contemporânea, como o hip-hop, passinho, funk e pop.

 

O festival tem como parceiros o Observatório de Favelas, a Secretaria Municipal de Cultura da Prefeitura do Rio de Janeiro e a Festa Literária das Periferias (Flupp).

 

SERVIÇO

 

Festival Cria da Rua

 

Dias: 8 e 9 de dezembro

Horário: Das 15h às 19h

Local: Arena Carioca Dicró (Rua Flora Lôbo, Parque Ary Barroso, Penha Circular) 

ENTRADA GRATUITA

 

PROGRAMAÇÃO

 

08/12 (quinta-feira)

- 13h / 14h

Cerimônia de abertura

Local: Teatro

- 14h / 15h30

Debate: Arte nos muros

Convidados: Cazé Sawaya (grafiteiro, ilustrador e motion design)

Local: Auditório

- 15h30 / 17h

Oficina: Grafite sua arte com DROP (grafiteiro)

Local: Pátio

Oficina: Crie à Margem com Alexandre Damascena (diretor da CIA do Invisível, ator, escritor e doutorando em Literatura)

Local: Sala

- 17h / 18h

Teatro: Salve ela! Carolina Maria de Jesus em cena

Direção: Ribamar Ribeiro

Elenco: Almir Rodrigues, Fernanda Dias e Getulio Nascimento

Classificação indicativa: 10 anos

Local: Teatro

 

09/12 (sexta-feira)

- 13h / 14h30

Bate-papo Literal

Convidados: Jessé Andarilho (escritor, poeta, produtor cultural e repórter), Dinho Fonseca (poeta e autor do projeto “Poste no poste”)

Local: Auditório

- 14h30 / 16h30

Slam Cria da Rua (Competição)

Apresentação: Écio Salles (Flupp)

Local: Teatro

- 16h30 / 18h30

Roda Cultural

Atrações: ToEllve, Neanne Sunshine e Richardson Vianna, Armas de Fogo Causam Pânico, Delacruz e Art Black

Local: Palco externo