Secretaria de Ciência e Tecnologia pode federalizar Faeterj em Petrópolis

O secretário de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Social, Pedro Fernandes, se reuniu, nesta quarta-feira (17/05), com alunos, funcionários e professores da Faeterj – Faculdade de Educação Tecnológica do Estado do Rio de Janeiro, em Petrópolis.

Em meio a tantas dificuldades relatadas pelos alunos, como falta de professores, atraso na emissão de diplomas e falta de incentivo à iniciação científica, a diretora da FAETERJ Lucimar Cunha sugeriu a federalização da unidade. A proposta veio se desenhando nas reuniões do Núcleo de Estudos Tecnológicos de Petrópolis, que reúne membros da Faeterj, da Prefeitura e da Universidade Federal Fluminense, que já demonstrou interesse na estrutura.

O secretário Pedro Fernandes se mostrou favorável a ideia e a considerou uma saída viável, já que desonera o Estado. Outra vantagem seria a contratação de professores através de concurso em nível federal e a manutenção da grade curricular, que hoje está em déficit. Cerca de 430 estudantes ainda não iniciaram o ano letivo de 2017.

Petrópolis é grande polo tecnológico e várias empresas internacionais já se instalaram na cidade. Toda a mão de obra que abastece essas empresas é preparada pela Faeterj, pois a instituição é a que mais forma alunos para a iniciação científica.