Pedro Fernandes busca parcerias para retomar cursos no Cetep Santa Marta

O secretário de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Social, Pedro Fernandes, visitou nesta terça (06) o Cetep Santa Marta, em Botafogo, para conhecer a unidade e retomar os cursos profissionalizantes oferecidos pela Faetec no local. Pedro está buscando parcerias com a iniciativa privada e a prefeitura para que as aulas de informática, inglês, costureiro e modelista, cabelereiro e maquiagem voltem a acontecer na unidade.

- Estamos buscando parcerias com a prefeitura e iniciativa privada para fazer com que as estruturas da própria Faetec ajudem nas demandas internas da nossa rede. Assim, os alunos de corte e costura poderão ajudar a confeccionar as becas dos formandos. Os doces, bolos e salgados das festas de formatura poderão ser feitos por estas pessoas formadas pela própria Faetec, beneficiando os proprios alunos, afirmou o secretário.

Para a coordenadora do Cetep Santa Marta, Maria Jose Ferreira dos Santos, a visita do secretário trouxe esperança a todos os profissionais que trabalham no local. "A visita do secretário nos trouxe esperança para dias melhores, acenando para o retorno de todos os cursos profissionalizantes oferecidos. Estamos confiantes que nossos cursos serão retomados em breve. Atualmente, todas às quartas-feiras, às 14h, um wokshop de confecção de bolos e tortas está sendo ministrado gratuitamente pela professora de gastronomia da Faetec, Nalva Sophia. As aulas estão abertas a todos que quiserem participar e aprender.

Nalva Sophia tem 12 alunos da comunidade e de outros lugares participando deste workshop. Segundo ela, os alunos podem aprender rapidamente as técnicas e vender os bolos, tortas e salgados tendo um lucro de 100%.  Adele Werneck, de 23 anos, é uma destas alunas. Ela saiu do emprego na área administrativa e, hoje, já vive da renda dos doces, bolos e salgados que vende. – Eu aprendi com a professora Nalva tudo. Em menos de dois meses fiz minha clientela e já vendo os meus doces e bolos. O melhor é que aprendi tudo de graça e agora tenho lucro. Para ter seu próprio negócio e ter lucro basta ter apenas vontade de aprender.