Escola Favo de Mel promove intercâmbio entre capoeiristas do Brasil e Colômbia

Sob um olhar inclusivo a direção e coordenação pedagógica da Escola Especial Favo de Mel (Faetec), promoveu nesta sexta (09), o 1° Intercâmbio Cultural capoeiristas do Brasil e da Colômbia nesta manhã. Um grupo com 15 pessoas, entre adultos e crianças, trocaram experiências com cerca de 20 alunos especiais e professores da escola.

Os integrantes da Escola Internacional de Capoeiragem Contemporânea - Imbamolé Capoeira, sob a coordenação do Professor de Educação Física e Mestre em Capoeira Marcelo Ferreira André (Mestre Namorado) ensinaram a arte de jogar capoeira aos alunos na quadra da escola.

Mestre Namorado, que atualmente realiza pesquisa na E.E. Favo de Mel relatou que os resultados da capoeira na vida das pessoas com síndrome de down têm sido significativos.  “A capoeira tem apresentado resultados extremamente positivos na vida das pessoas com down que praticam a capoeira. Quando comparamos com os downs sedentários conseguimos notar uma melhora sensível na coordenação fina dos movimentos, na parte motora e neuromuscular. É um trabalho que mostra resultados em curto prazo e só gratifica aqueles que ensinam.”

Atualmente, 176 alunos, com mais de 18 anos estão matriculados em 13 turmas, na parte da manhã e tarde, na Favo de Mel. A diretora da escola, Sonia Mendes, contou que a unidade busca cada vez mais formar pessoas com deficiência intelectual para o mercado de trabalho. “Buscamos sempre a excelência na formação. Temos alunos formados trabalhando em áreas administrativas e serviços gerais de grandes redes privadas de fast foods, farmácias, restaurantes, e órgãos públicos. É isso o que nos motiva a estarmos sempre investindo neles!”