Professores da Faetec lançam livro sobre história de educação profissional na Bienal do Livro Rio 2017

Profissionais da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) lançam nesta quarta-feira, dia 6, o livro "História de Memória da Educação Profissional no Rio de Janeiro: coletânea de artigos de autores da Rede Faetec", na Bienal do Livro, às 10 horas no Pavilhão 3 – Azul, I 01.  Será realizada uma palestra sobre a História de Educação e, em seguida, haverá um bate-papo com os autores e a equipe do Centro de Memória da Fundação. A sessão de autógrafos do lançamento da obra está marcada para as 11h.

 

A obra, organizada pelo Centro de Memória da Faetec (Cemef), reúne 16 artigos de professores e conta parte da história de escolas administradas pela rede, com base em documentação, depoimentos e fotografias que se encontram nos arquivos das unidades e nos centros de memória.

 

– Esse livro é resultado das ações que o Cemef vem desenvolvendo na Rede com a finalidade de valorizar o patrimônio escolar, preservar sua documentação histórica e incentivar a pesquisa da educação profissional e tecnológica – Patrícia Freitas, coordenadora geral do Cemef.

 

Entre as escolas que terão sua trajetória retratada na obra está Escola Estadual de Ensino Fundamental República, Escola de Teatro do Cetep Quintino, Instituto Superior de Educação (Iserj) e Escolas Técnicas Adolpho Bloch, Ferreira Viana, Henrique Lage, Juscelino Kubitschek, República, Silva Freire e Visconde de Mauá.

 

– As histórias específicas dessas unidades se cruzam com as políticas públicas e educação profissional e tecnológica, no Rio de Janeiro e no país, tornando possível ao leitor conhecer como tais politicas se articulavam e se estabeleciam no “chão da escola”, além de suas relações com a comunidade escolar e com o mundo do trabalho – Isabella Gaze, coordenadora adjunta.

 

O livro ainda traz prefácio da Prof.Dr. a em educação, Sônia de Castro Lopes (UFRJ), que possui diversos livros e artigos publicados sobre a História da Educação e orelha do Prof. Dr. Jucinato de Sequeira Marques, coordenador do Programa de Estudos e Documentação Educação e Sociedade (Proedes) da Faculdade de Educação da UFRJ.   

 

Serviço

Dia 06 de setembro de 2017 – XVIII Bienal Internacional do Livro Rio

Rio Centro / Editora Multifoco / Pavilhão Azul 101

 

Programação

10-11h Palestra sobre História de Educação

11-12h Roda de conversa com os autores e sessão de autógrafo.