Estudante da Faetec é premiada com medalha de bronze na olimpíada brasileira de matemática

Por Vanessa Campanario

Lorena Herculano é aluna na Escola Técnica Estadual João Luiz do Nascimento, em Nova Iguaçu

A moradora de mesquita Lorena Herculano, que concluiu o ensino técnico em Eletrotécnica na Faetec João Luiz do Nascimento, localizada na Baixada Fluminense, conquistou medalha bronze na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Ele disputou com 17,8 milhões de alunos dentre 47.474 escolas de todo Brasil inscritas na primeira fase da competição em 2016

Ao todo, 4.500 estudantes foram premiados com medalha de bronze na Olimpíada de 2016, além 500 medalhas de ouro, 1.500 de prata e 42.482 menções honrosas. Nas escolas públicas do Estado do Rio de Janeiro, apenas 213 conquistaram o terceiro lugar, entre eles, Lorena Herculano, 19 anos.

Não é a primeira participação de Lorena. Desde o Ensino Fundamental, ela buscava por uma medalha na competição, que lhe rendeu uma menção honrosa em 2015. Desta vez, a jovem se surpreendeu quando foi anunciada em terceiro lugar na 12ª edição das Olímpiadas. Um resultado merecido por tanto esforço.

 

– Sempre tive afinidade com a disciplina, mas também pude contar com o incentivo e a dedicação do professor de matemática da escola João Luiz do Nascimento. Ele passava muita lista de exercício, e eu ainda participava de grupo de estudo na escola e passava os tempos livres estudando na biblioteca. Foi uma época dedicação em tempo integral – conta a estudante que, além da medalha de bronze, passou em primeiro lugar para sargento especialista da aeronáutica.

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas tem o objetivo de incentivar o estudo da disciplina e revelar novos talentos. A competição é destinada a alunos do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, reuniu concorrentes de 99,6% dos municípios brasileiros. Os premiados de 2016 realizaram a prova ano passado. No próximo dia 22, serão publicados os vencedores da edição 2017.